A melhor propaganda é a boca a boca, isso já é um clássico do marketing. Mas depois que ela se tornou digital, ficou ainda mais poderosa – para o bem e para o mal. A grande vantagem é que, na internet, além de tudo ser instantâneo também pode ser mensurado, guiando ações assertivas antes mesmo que alguma coisa desfavorável chegue a acontecer. Ou seja, uma boa presença digital ajuda você a preservar a imagem da empresa ao mesmo tempo em que fortalece a sua marca no mercado.

Ação deve ser rápida e assertiva

Verdade seja dita, não há quem esteja livre do risco de ser alvo de calúnias, críticas negativas ou mensagens dúbias que coloquem em risco a reputação do seu negócio. No entanto, uma das grandes vantagens da interação digital é a possibilidade de intervenção imediata, minimizando ou neutralizando qualquer prejuízo – muitas vezes até mesmo antes que a situação aconteça.

Quanto maior a presença online, maiores as chances de criar um relacionamento de empatia com o cliente/paciente através de conteúdo relevante, sempre original e atualizado. Ao criar essa relação de proximidade nas redes sociais, por exemplo, é possível estabelecer um vínculo de confiança e parceria, que gera a sua fidelização.

Planejamento é essencial

Para isso, no entanto, é preciso criar um planejamento marketing digital que contemple mecanismos de interação, análise das ações geradas, mensuração dos resultados e adaptação estratégica, sempre com foco na proximidade com o paciente e a geração de credibilidade, fortalecendo o vínculo com a empresa.

A boa presença digital, portanto, pressupõe pesquisas de acompanhamento e de satisfação, respostas rápidas às dúvidas e/ou comentários dos usuários, respeito às opiniões dos clientes e comentários e curtidas nos compartilhamentos, como incentivo à criação de um relacionamento de mão dupla.

É preciso pensar sempre, também, em canais alternativos de comunicação online que propiciem, por exemplo, ter acesso às reclamações antes mesmo de serem postadas nas redes sociais ou plataformas, oferecendo soluções em todos os casos e reconhecendo o erro quando for necessário.

Cuidado com as armadilhas

No processo de fortalecimento da presença digital, é necessário ter atenção a algumas armadilhas que podem acabar prejudicando a imagem da empresa ou, em última análise, fazendo com que ela passe despercebida em meio à concorrência.

1. Excesso de publicações

Por maior que seja a ansiedade em se fazer notar e criar um relacionamento com o paciente, o excesso de publicações pode ser um verdadeiro tiro no pé. Além de “poluir” a timeline, é grande o risco de o conteúdo perder relevância e alcance orgânico, ou tornar-se repetitivo. O pecado por excesso é tão prejudicial quanto por falta.

2. Não mensurar resultados
Sem analisar o grau de assertividade há o sério risco de oferecer conteúdo que não está em sintonia com seu público alvo. Como acertar 100% do tempo é impossível, a mensuração dos resultados é essencial para adaptação da estratégia em vez de insistir no erro.

3. Ser ‘arroz de toda festa’
A presença digital é fortalecida pela qualidade do conteúdo, não pela quantidade de mídias nas quais aparece. Não vale a pena estar em seis ou sete plataformas se o valor gerado vem de apenas duas ou três delas. Vale mais a pena identificá-las e dedicar seu tempo a gerar conteúdo de mais qualidade a elas.

4. Tentar agradar a todos
Sua marca deve ter uma personalidade e todo o conteúdo gerado deve estar de acordo com ela. Tentar agradar a todos não só é impossível como pode ser perigoso procurar gerar simpatia em todo mundo. Há os chamados haters ou trolls que dedicam-se apenas a gerar comentários negativos online, responda-os sempre, dentro da linha da empresa, e aprenda com eles também – até porque críticas negativas são praticamente inevitáveis e é através delas que você pode perceber mais claramente o que deve ou pode ser modificado.

Com conteúdos focados sempre na qualidade e na relevância para o seu público e em harmonia com a personalidade da sua empresa, você estará fortalecendo cada vez mais a sua marca no mercado e gerando confiança necessária para neutralizar comentários negativos.