O presidente da FenaSaúde, João Alceu Amoroso Lima, participou de audiência pública da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal, na terça-feira ( 26/11). Foi o 2º Encontro entre a Defesa do Consumidor e o Parlamento, para debater o novo marco legal dos planos de saúde.

João Alceu apresentou as propostas da FenaSaúde para o setor, que têm por meta a sustentabilidade do sistema e a ampliação do acesso aos planos de saúde. Em um cenário de envelhecimento demográfico, no qual os custos médicos crescem acima da inflação, ele destacou a importância do incentivo à atenção primária. “É indiscutível que a atenção primária faz bem à saúde, além de reduzir o número de internações e a procura por pronto-socorro e hospitalizações”, afirma.

O presidente da entidade também defendeu a revisão de pontos da Lei dos Planos, em vigor há 21 anos. “Precisamos encarar a realidade e desenhar produtos de diferentes formatos para que as empresas sejam estimuladas a vender planos que caibam no bolso do beneficiário”, ressaltou.

Entre as medidas defendidas pela FenaSaúde encontra-se ainda a modulação de coberturas, com oferta de mais opções de planos e novos modelos de remuneração dos prestadores.