Os custos das empresas com seguro saúde oferecido aos seus funcionários continuam a crescer em todo o mundo, com destaque para a América Latina, que deve ter, ainda este ano, um incremento nesses custos de cerca de 11,5%, segundo pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson.

Para 63% dos entrevistados, os altos custos dos investimentos em tecnologia são a principal causa do encarecimentos dos serviços, entre as causas fora do controle das seguradoras e empresas contratantes dos serviços. Já em relação aos custos que, de alguma forma, podem ser controlados, 74% apontam o uso excessivo dos serviços de saúde como o mais impactante, sendo que, para 74% dos entrevistados, isso ocorre devido a uma elevada prescrição por parte dos médicos e, para 54%, devido ao uso inadequado desses serviços médicos pelos empregados.

A pesquisa também identificou uma tendência de crescimento na oferta, por parte das empresas a seus funcionários, de programas de prevenção de doenças e cuidados com a saúde, já oferecidos por 40% das empresas em todo o mundo, por 50% das empresa europeias e por 75% das empresas norte-americanas. Já em relação às doenças com expectativa de maior incidência nos próximos cinco anos, a pesquisa apontou os problema cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias.