A utilização da tecnologia em saúde traz diversos recursos, possibilidades e benefícios para o dia a dia das instituições e dos pacientes. Seguindo sua missão, a Unimed Aeromédica desenvolveu uma solução tecnológica inédita no transporte aeromédico, que promete mais eficiência no atendimento médico e mais segurança e agilidade na gestão das informações. Trata-se do prontuário digital de bordo, que por meio de papel e caneta especiais é capaz de reconhecer os dados escritos manualmente no prontuário e realizar a conversão do conteúdo para a plataforma digital, permitindo acesso por meio da internet, de forma rápida e integral.

Normalmente os prontuários dos pacientes, durante as remoções, são preenchidos manualmente e tem os dados posteriormente transferidos para as planilhas nos computadores. Com o prontuário digital de bordo, as informações levam de 20 a 30 minutos para serem descarregadas pela caneta digital no computador. No modelo anterior, eram gastos cerca de 30 dias.

“Essa nova tecnologia nos proporciona um tempo precioso, permitindo que a situação do paciente seja de conhecimento de todos os atores do processo quase que em tempo real. E as informações ainda podem ser atualizadas e corrigidas”, explica Flávio Lopes, gestor médico da Unimed Aeromédica. Ele conta que a caneta tem uma capacidade de acerto próxima a 100% para letra de fôrma e de 80% a 90% para letra cursiva.

Lopes informa que em 2017 foi iniciado o projeto piloto e as equipes da Unimed Aeromédica, que é uma empresa da Unimed Federação Minas, testaram o prontuário digital de bordo em cem missões. “Depois que os profissionais aprovaram a ferramenta, passamos a adotá-la, a partir de 2018, de forma definitiva e abolimos o prontuário de papel comum. Hoje, cada enfermeiro e médico é responsável pelas informações de seu prontuário digital”, diz.