Para comemorar o Dia Mundial da Saúde 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, no dia (07/04), a primeira edição da pesquisa “State of the world’s nursing” (Estado da enfermagem mundial, em tradução livre).

O documento destaca a importância desta categoria que responde, segundo dados da própria OMS, pela maior parte dos profissionais de saúde no mundo, além de constituir a base para o relacionamento interpessoal entre diferentes especialistas em uma equipe. O estudo destaca que enfermeiros, técnicos e auxiliares tem um rol de responsabilidades mais amplo do que a maior parte dos pacientes costuma perceber, exercendo papéis importantes como professores, pesquisadores, educadores e também no desenvolvimento de protocolos de atendimento e outras políticas essenciais tanto para os centros de atenção em saúde quanto para o setor como um todo.

No momento atual, é  necessário salientar que estes profissionais constituem a linha de frente no combate à pandemia do Coronavírus, estando em contato direto e frequente com pacientes e seus familiares.

Além de analisar a relevância e o campo de atuação da enfermagem como um todo, o estudo é importante por explorar os grandes desafios que precisam ser enfrentados globalmente bem como propor ações para mudar este cenário.

Entre as melhorias que precisam ser alcançadas, o trabalho destaca:

  • Ampliar a base de dados para análise, monitoramento e tomada de decisões;
  • Distribuição geográfica dos melhores profissionais fora dos mercados em que foram treinados;
  • Desenvolvimento de programas de educação continuada;
  • Direitos de gênero; e,
  • Regulação como um todo.

No momento, o conteúdo está disponível apenas em inglês. Mas deve ser disponibilizado em outros idiomas a partir de maio. Vale a leitura.