Nos encaminhamos para o encerramento de mais um ano e, com ele, concluímos um ciclo importante: são quase duas décadas de trabalho incessante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em prol de um mercado forte, qualificado, acessível e adequado aos anseios da população.

O retrospecto desses 12 meses que estamos concluindo é parte fundamental desse processo. Foi um ano fortemente marcado por iniciativas de relevante impacto social, capazes de aumentar as possibilidades para o consumidor, ampliar a concorrência no setor e promover maior participação social; pelo estímulo a um modelo de assistência em saúde mais eficiente, eficaz e sustentável; pela implementação de regras prudenciais mais robustas às empresas do setor; pelo crescente índice de desfechos positivos na intermediação e solução de conflitos entre beneficiários e operadoras; pelo incremento do monitoramento e da fiscalização do mercado regulado; pela revisão e adequação de normativos que se encontravam defasados; pelo aumento da transparência e redução da assimetria de informações no setor; pelo investimento e estímulo à adoção de boas práticas de governança e redução de desperdícios; e pelo intenso e profícuo debate com o setor e a sociedade sobre a saúde suplementar que almejamos para o Brasil nos próximos anos.

Em âmbito interno, o trabalho foi igualmente produtivo. Investimos em ações de sustentabilidade, implementamos medidas para redução de custo e desperdícios, promovemos campanhas de incentivo à saúde e qualidade de vida, desenvolvemos treinamentos e capacitações para o corpo técnico e atuamos incansavelmente no planejamento de ações e na melhoria de processos internos com o intuito de devolver à sociedade o que ela espera desta Agência: uma entidade que presta serviços qualificados e atua com responsabilidade em defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país.

Nem todas as tarefas que tínhamos planejado para 2019 foram concluídas, nem todos os objetivos e metas estipulados foram alcançados, mas o balanço do que fizemos até aqui nos deixa orgulhosos pelo trabalho realizado e pelos esforços empreendidos e nos dá a certeza de encerrar um ciclo melhor do que quando iniciamos. Acima de tudo, a retrospectiva desse ano que finda nos enche de esperança e vontade para superar velhos e novos obstáculos e para seguir aprimorando o setor, devolvendo o nosso trabalho em forma de mais conquistas para a população.

A diretoria da ANS deseja a todos um Natal de muita paz e união e um Ano Novo repleto de novas ideias e realizações para que possamos promover cada vez mais saúde, qualidade de vida, proteção a si e aos demais. Que venha 2020! Que venham mais 20!

Boas festas!