Para otimizar o fluxo e os processos de trabalho, integrar plenamente todos os setores e otimizar o atendimento ao paciente, o Real Hospital Português adotou o SmartHealth, sistema de gestão hospitalar da Pixeon. Com 800 leitos, oito UTIs e quatro blocos cirúrgicos, o Hospital necessitava de uma solução capaz de gerenciar e interligar todas as etapas do atendimento. A solução da Pixeon otimizou o fluxo de toda a instituição, triplicando a capacidade de atendimento da emergência geral desde a instalação do sistema HIS.

A emergência, porta de entrada da maior parte dos pacientes da instituição, ganhou maior eficiência com o gerenciamento do sistema, o que facilita no momento de realizar procedimentos emergenciais. “A capacidade de atender mais pessoas com maior qualidade, eficiência e menor tempo só foi possível com o uso do sistema”, explica Ademir Novais, Gerente de TI do Real Hospital Português.

Além de centenas de leitos ativos, com uma taxa de ocupação que gira em torno de 80%, o Real Hospital Português possui 5 mil colaboradores, faz mais de 20 mil atendimentos e realiza 220 mil exames laboratoriais e 24 mil exames de imagem, e atingiu, no último ano, mais de três milhões de atendimentos no total via HIS. As informações que um hospital deste porte gera são variadas e complexas, e podem ser fonte de big data para diversos índices da instituição.

Com este perfil, o principal benefício que o hospital pode ter com o uso do SmartHealth é simplificar os dados e a quantidade de informações, tornando sua leitura mais acessível, coerente e eficaz. “Não seria viável gerir um hospital deste porte sem uma ferramenta que ajudasse a tomar decisões estratégicas na operação”, diz o vice-provedor Alberto Ferreira da Costa Junior. O HIS entrega relatórios e indicadores que auxiliam no planejamento estratégico e na criação de planos para cada um dos serviços oferecidos pelo hospital.

Além de facilitar a medição de indicadores, o HIS auxilia na eficiência operacional. Sua interface é de fácil manuseio e perpassa os mais diferentes setores do hospital, tais como: laboratório, exames de imagem, UTI e centro cirúrgico. Todos eles têm uma interface única para trocar informações e fazer, por exemplo, um controle em tempo real de prescrição de medicação, liberação da farmácia, chegada da medicação e aplicação no paciente.

O monitoramento integrado, completo e em tempo real destas atividades beneficia o paciente em vários âmbitos. Ele não só vai ser atendido mais rapidamente, devido ao controle integrado do fluxo de trabalho do hospital, como também terá maior segurança e tranquilidade, pois seus dados estão melhor ordenados em seu prontuário, que agora é eletrônico (PEP). Com o PEP, a tomada de decisão do médico é mais bem embasada pelo fato do profissional ter acesso integral as informações do histórico do paciente.

A redução de glosa é outro benefício que o sistema proporciona para a instituição. Com a solução, cerca de 1,6 mil computadores estão interligados ao HIS para gerar prontuários eletrônicos, o que facilita a comunicação com planos de saúde, auxilia na troca de informações e garante o preenchimento completo de informações que os convênios precisam para pagar ao hospital, tornando o faturamento mais eficiente.

Com mais de 160 anos de história, o hospital possui um serviço consolidado na região nordeste do país e opta por unir tradicionalismo e avanços tecnológicos. “Evoluímos muito e a passos largos em tecnologia, crescemos exponencialmente a capacidade de atendimento do hospital, sempre nos inspirando e procurando nos igualar aos melhores do mundo. Novas tecnologias, extremamente importantes para a área da saúde, são lançadas quase que diariamente, e é necessário ao hospital acompanhar a inovação destes últimos anos”, diz Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português.

“Temos 900 médicos utilizando o sistema e sabemos que os profissionais têm consciência do aumento da produtividade conforme aprendem a utilizar melhor o sistema. É um processo continuo de crescimento de uso que gera maior eficiência”, salienta o vice-provedor Alberto Junior, que também mostra a satisfação do Real Hospital Português com a parceria realizada desde a implantação do sistema. “Buscamos trabalhar com bons parceiros, com vasta experiência no setor, para cada situação e cada tipo de trabalho que o hospital realiza. Estamos muito satisfeitos e a parceria com a Pixeon tende a gerar outros bons frutos”, finaliza.