As operadoras de planos de saúde agora podem acessar o relatório de débitos referentes ao ressarcimento do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Desde o dia 08/12, a página da reguladora permite o acesso às empresas, feito no espaço Central de Relatórios, mediante inserção de CNPJ e senha.

“A proposta é tornar mais ágil a consulta das operadoras a essa ferramenta, importante para o controle do ressarcimento à rede pública de saúde. Desta forma, não será mais preciso que a empresa acione a ANS, pois a publicação do relatório será feita na página e a operadora terá acesso assim que o documento for atualizado”, orienta Rodrigo Aguiar, diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência.

O relatório tem caráter dinâmico, reflete as diversas operações a que estão sujeitas as Guias de Recolhimento da União (GRUs) geradas, como pagamento, parcelamento, suspensão judicial e inscrição em dívida ativa. Na seção Financeiro, no portal, o usuário tem a opção de selecionar Posição Financeira Atualizada e a data de referência para atualização dos valores eventualmente pendentes de pagamento. Essa data somente pode ser o dia da consulta ou período anterior.

Para esclarecimentos de dúvidas a respeito de débitos de Ressarcimento ao SUS não inscritos em dívida ativa, encaminhar e-mail para ressarcimento@ans.gov.br. Sobre débitos de Ressarcimento ao SUS inscritos em dívida ativa, contatar a Procuradoria Federal junto à ANS por meio do pfans-i@ans.gov.br. Quanto a parcelamento de débitos de Ressarcimento ao SUS, o endereço para contato é o parcelamentosus@ans.gov.br.

passo a passo