A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seus parceiros no Parto Adequado – Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) realizaram na sexta-feira (24/04) mais um encontro virtual sobre o tema “Gravidez e Coronavírus”. A reunião teve como foco a apresentação de uma nova ferramenta desenvolvida pelos parceiros do Parto Adequado que tem o objetivo de auxiliar os hospitais e as maternidades na estruturação de um melhor plano de contingência para o enfrentamento da pandemia.

O encontro foi aberto por Daniel Peres e Paulo Borem, do IHI, que falaram sobre a importância da avaliação dos impactos e efeitos da pandemia no contexto das ações e iniciativas das maternidades e hospitais. Na sequência, Renata Nacif e José Felipe Riani, da ANS, fizeram uma breve apresentação sobre o Movimento Parto Adequado.

A reunião contou também com a participação de Rosemeire Sartori de Albuquerque e Maria Cristina Gabrielloni, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas – Seccional São Paulo (ABENFO/SP), que falaram sobre a necessidade de readequação das ações e dos fluxos de atendimento das maternidades e hospitais no contexto da pandemia.

Na sequência, Paulo Borem apresentou a ferramenta – Plano de Contingência Covid-19, desenvolvida pelos parceiros do Parto Adequado como forma de auxiliar as maternidades na estruturação dos seus planos de ação para o enfrentamento da pandemia. Durante a explanação, Paulo deu orientações gerais quanto à elaboração e uso da ferramenta no dia a dia das maternidades e hospitais, destacando a necessidade de criação de um comitê de crise como passo inicial para seu desenvolvimento e implementação.

Participaram ainda da reunião, Andreia Penedo, da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância – APMIR, e Renata Braga, da Unimed BH, que contaram sobre a experiência de suas instituições no enfretamento à pandemia, destacando os procedimentos e as ações de melhoria já implementados. Nesse sentido, Renata ressaltou a elaboração por parte da operadora de uma cartilha com orientações pós-parto destinada a auxiliar os pais nos cuidados com os recém-nascidos.

Nas considerações finais, a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, destacou a importância da nova ferramenta de planejamento e enfrentamento à Covid-19. A mesma também informou sobre a realização de dois novos encontros virtuais que têm como objetivo prestar esclarecimentos sobre a assistência oncológica em tempos da pandemia. O primeiro desses encontros acontecerá no dia 05/05, às 14h30, e terá como tema – Oncologia e COVID-19: Orientações para Pacientes e Familiares. Já o segundo evento será divulgado posteriormente.

Para assistir à gravação das reuniões virtuais realizadas, ter acesso aos slides, Resoluções Normativas e materiais compartilhados, clique aqui.