Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Inovações e Reconhecimento de Boas Práticas Sobre Segurança do Paciente na saúde suplementar. A iniciativa é uma parceria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e conta com o apoio do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde. As inscrições poder ser feitas até o dia 10 de maio e são destinadas a hospitais, maternidades, clínicas, consultórios e serviços de apoio à diagnose e terapia brasileiros e com atuação no Brasil e que sejam parte de rede credenciada ou conveniada de planos de saúde.

Os trabalhos enviados devem apresentar projetos já implementados, com base em evidências científicas e com resultados mensurados sobre a melhoria na qualidade da assistência e na segurança do paciente. O objetivo é identificar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que promovam a segurança do paciente.

O tema desta edição do Laboratório de Inovações é Mudanças Culturais para a Segurança do Paciente, que abrange as seguintes categorias:

  1. Inovação em Segurança do Paciente no Brasil, voltado para projetos que comprovem avanços em qualidade e segurança do paciente a partir de práticas inovadoras no país.
  2. Comunicação em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem o monitoramento da capacidade do prestador em envolver o paciente nas decisões relativas a sua saúde e sua preocupação/capacidade de escuta e comunicação do prestador.
  3. Aprendizado em Segurança do Paciente, com vistas às iniciativas que demonstrem resultados relacionados à educação dos profissionais de saúde, priorizando a prevenção, uma cultura de diálogo, a partir da responsabilização ética em lugar da culpabilização.
  4. Núcleo de Segurança do Paciente do Ano, voltado para projetos que evidenciem uma gestão estruturada, organizada e continuada de Núcleos de Segurança do Paciente.

Para cada categoria, a Comissão Organizadora e Julgadora escolherá um projeto vencedor que será apresentado em seminário a ser realizado no segundo semestre de 2017. Os demais selecionadas receberão um certificado de reconhecimento da ANS pela inovação e boas práticas adotadas. As experiências finalistas também serão divulgadas nos sites das instituições participantes e serão publicadas na publicação Inovação na Gestão, da ANS e OPAS.

Leia mais sobre o assunto e acesse o edital – clique aqui.