A Seguros Unimed marcou presença no Congresso Internacional de Serviços de Saúde (CISS), que ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que ocorreu paralelamente à Hospitalar, teve como tema principal “A Reforma do Estado e a Reforma dos Sistemas de Saúde: como mudanças políticas, administrativas e organizacionais impactam a prestação de serviços, a rede fornecedora e a qualidade de vida do cidadão?”.

No dia 24/05, o diretor de Operações da Seguradora, Agenor Ferreira da Silva Filho, participou do painel “A reforma do Estado, os impactos na saúde e o futuro da saúde suplementar e da atenção privada da saúde”. Ferreira abordou o marco regulatório do sistema de saúde e suas implicações, fez um panorama da saúde suplementar no Brasil, falou sobre a crise econômica e outros fatores críticos para a sustentabilidade do setor, como a elevação dos gastos com saúde, que crescem mais rápido que a renda (PIB).

“Mesmo com o preceito do acesso universal à saúde no Brasil, 55% dos gastos são de natureza privada e o Brasil representa o segundo maior mercado de planos de saúde do mundo, depois dos Estados Unidos. Para 80% dos beneficiários, o plano de saúde é considerado essencial e significa mais segurança em caso de doença ou acidente”, disse Ferreira ao traçar o panorama do setor.

Ainda segundo o diretor de Operações da Seguros Unimed, o futuro da saúde depende, entre outros fatores, do combate ao desperdício e da melhora na eficiência das operações. “Os modelos de atenção à saúde baseados na prevenção e o pagamento por performance, efetividade e qualidade são premissas para uma saúde suplementar eficiente no país”, afirma. “Custos altos e ineficiência minam a sustentabilidade e dificultam a retomada e expansão”, destacou.

Também participaram da mesa o CEO da Unicred do Brasil, Fernando Fagundes da Mota, e o Diretor Comercial do Sicoob/Credicom, Josemar Almeida Moura, que abordaram os desafios do cooperativismo de crédito no país e a necessidade da inovação e de uma maior divulgação do modelo para aumentar a participação das cooperativas no mercado. A moderação foi realizada pelo superintendente de Marketing, Produtos e Sustentabilidade da Seguros Unimed, Henrique João Dias.

O CISS configura-se como um momento muito importante para discussão de temas que contribuam efetivamente para as melhores práticas do segmento, além de ser referência para que diferentes nações troquem experiências.