A Seguros Unimed, seguradora especialista em soluções em saúde e proteção financeira, anunciou os vencedores da 5ª edição do Prêmio Inova+Saúde, durante a Convenção Nacional Unimed, encerrada na última sexta-feira (4), em Natal (RN). Com objetivo de estimular práticas que contribuam para a sustentabilidade do setor da saúde no país, a Seguradora reconheceu ações de inovação e empreendedorismo entre as cooperativas do Sistema Unimed.

Com a realização de seu primeiro Hackathon, a Unimed Cascavel se destacou na categoria Gestão de Pessoas e conquistou, ainda, o prêmio de Case do Ano, na avaliação do júri técnico. A dinâmica do Hackathon, que se caracteriza por maratonas para gerar soluções para um ou vários desafios, resultou em três dias ininterruptos de atividades, unindo estudantes, startups, fornecedores e colaboradores. O trabalho se tornou referência para as organizações da região e trouxe nove soluções para atender a diversos públicos da cooperativa.

Se destacando pelo uso criativo da tecnologia para solucionar desafios no cuidado com os pacientes, a Unimed Federação Rio de Janeiro foi vencedora com o melhor conteúdo da categoria Inovação Digital, com o case “Sistema de Oncologia – monitorando e acompanhando o paciente oncológico”.

A Unimed Guarulhos se destacou na categoria de Marketing, com o projeto “Incentivador de Vendas”, aprimorando o relacionamento com os seus corretores. Já a Unimed Santa Catarina, venceu na categoria de Sustentabilidade, com o case “Programa de Esporte Comunitário”, que possui metodologia estruturada para promoção de atividades esportivas para crianças e adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade aparente.

A Unimed Belo Horizonte conquistou o prêmio na categoria de Epidemiologia, Saúde e Bem-Estar, com a “Identificação de Comorbidades em Base de Dados”, que tem como objetivo utilizar a tecnologia da Inteligência Artificial para melhor aproveitar sua base de dados.

A Unimed Volta Redonda venceu no Voto Popular com o projeto “Live Kids”, que promoveu ações de acolhimento no Mês Mundial da Prematuridade.

O júri técnico foi composto por Cyrille Maxime Bellier (Sustentabilidade), Eugênia Matilde Peixoto Sofal (Gestão de Pessoas), Mônica Silva de Monteiro de Castro (Epidemiologia, Saúde e Bem-Estar) e Luiz Peres Neto (Marketing).

Sobre o prêmio

O Inova+Saúde, lançado pela Seguros Unimed em 2015, chegou à sua quinta edição com 175 projetos inscritos. “A qualidade dos trabalhos nos dá a convicção de que estamos no caminho certo. A iniciativa inspira a inovação entre as cooperativas do Sistema Unimed de todo o país”, ressalta o diretor-presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas.

Os vencedores de cada uma das categorias participarão de uma viagem a Paris e Bordeaux, na França, para uma imersão em cooperativas de referência internacional e na maior incubadora de startups do mundo.