O uso intensivo de tecnologia para acompanhar a saúde dos beneficiários tem sido um dos grandes acertos da SulAmérica no período da pandemia. Segundo a vice-presidente de saúde e odonto, Raquel Giglio, desde março apenas a telemedicina acumulou 400 mil atendimentos.

A executiva explicou, durante teleconferência de resultados da seguradora no terceiro trimestre, que cerca de 90% dos atendimentos com plantonista pelo sistema “não viram atendimento presencial na sequência, ou seja, não eram elegíveis de fato para uma ida a unidade de emergência”.

De acordo com Raquel, a experiência tem mostrado que a telemedicina, provavelmente, vai se incorporar à cultura de usuários de planos de saúde. De fato, segundo dados da companhia mostram que a frequência de procedimentos, que havia despencado no momento mais agudo do isolamento, já se aproxima dos níveis pré-pandemia. Com exceção das visitas a pronto-socorros.

A troca do pronto-socorro por um primeiro atendimento on-line ou telefônico “pode ser uma tendência de mais longo prazo”, aponta a vice-presidente da SulAmérica.

A sinistralidade de saúde e odonto, explica a executiva, também já volta a se aproximar dos níveis pré-pandemia, após um recuo significativo no segundo trimestre. No período entre julho e setembro, o índice alcançou 75,1%, com queda de 5 pontos percentuais em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

“O resultado reflete um processo de retomada de frequência de procedimentos, incluindo aqueles represados nos meses anteriores”, apontou Raquel.

O vice-presidente de investimentos, vida e previdência, Marcelo Mello, explica que no caso dos seguros de vida, a companhia registrou, até fim de setembro, 400 sinistros relativos à covid-19. “O impacto financeiro [das indenizações] alcançou R$ 19 milhões.”

Sobre o produto de assistência financeira, uma linha de crédito com garantia do saldo de produtos de previdência, Mello explicou que trata-se primariamente de um instrumento de retenção, para evitar que os clientes façam saques dos planos de acumulação.

“Além de evitar os resgates, traz uma melhor experiência ao clientes, e, como consequência, uma linha de receita financeira que não existia nessa unidade de negócio.”