O avanço da tecnologia tem nos apresentado novas ferramentas diariamente. São várias opções de funcionalidades que oferecem inúmeras possibilidades para tornar a vida mais fácil. Até situações tradicionais, como ir a uma consulta médica estão sendo impactadas pelos avanços tecnológicos. Isso porque muitos profissionais da área da saúde já contam com o auxílio da telemedicina para superar as barreiras distanciais entre os pacientes.

A telemedicina consiste em usar a tecnologia da informação e telecomunicações para a realização de ações médicas à distância. Utilizando câmeras de vídeo e soluções de telepresença, médicos e pacientes podem se conectar com rapidez e segurança, de qualquer lugar onde estiverem. De acordo com a American Telemedicine Association (ATA), a telemedicina tem como vantagens a redução de custos e ampliação da atuação médica, sendo importante para o acompanhamento de exames e discussões técnicas.

Um dos principais benefícios da telemedicina é o alcance a moradores de regiões remotas, que não conseguem se deslocar aos grandes centros urbanos para conseguir atendimento médico. Por meio da teleassistência, onde o depaciente é monitorado em seu próprio domicílio, os profissionais conseguem fazer os primeiros diagnósticos, e assim, identificar a necessidade de um atendimento pessoal.

No Brasil, muitas empresas e profissionais da área médica já estão descobrindo os benefícios da telemedicina. Segundo Renato Batista, fundador e CEO da NetGlobe, empresa especialista em soluções de videocolaboração, o aumento nas vendas para serviços neste setor foi de 20% em 2016 com a plataforma NetGlobe Video Cloud. “Apostar no mercado de telemedicina foi uma decisão muito acertada, pois muitos profissionais da área médica estão investindo nessa ferramenta para expandir as possibilidades de atendimento e aumentar o número de pacientes”, explica o executivo.

Para Tarciso Machado, superintendente de inovação e eficiência da HapVida, o uso da ferramenta trouxe muitos benefícios. “A Hapvida estava a procura de uma solução que viabilizasse o teleatendimento com rapidez, de forma instantânea e sem perdas. A NetGlobe apresentou o projeto e realizamos um piloto. Hoje, contamos com 105 salas de teleatendimento, que são utilizadas para realizar 14 mil contatos com especialistas para segundas opiniões por mês.

Além disso, tivemos redução de viagens para reuniões administrativas. Estamos agora tentando evoluir para uma plataforma web, onde ampliaremos o serviço nas áreas de portabilidade e mobilidade. A ideia é fomentar ainda mais o uso dessa ferramenta, utilizando tecnologia acessível a todos”, explica Tarciso.

Além da teleassistência, a telemedicina também abrange áreas como diagnósticos e teleducação, que tem foco na capacitação de profissionais por meio de aulas virtuais, videoconferências e e-learning.