A tecnologia reformulou as noções de proximidade, conceito que o ortodontista. Daniel Neves aderiu há mais de um ano. Com o suporte da tecnologia para realizar consultas a distância, o dentista consegue acompanhar o tratamento de pacientes na Inglaterra, Portugal, Suíça e em diversos estados brasileiros sem sair de Curitiba (PR). O sistema de atendimento remoto, que já vinha sendo implantado desde 2019 para fazer teleatendimento odontológico, ganhou ainda mais utilidade com a pandemia de coronavírus, já que permite que mesmo os pacientes que estão na cidade possam ser monitorados sem sair de casa.

O ortodontista usa diversas ferramentas para dar suporte aos pacientes. São desde recursos simples como o envio de imagens por aplicativos de mensagens até um sistema de inteligência artificial. Neves recorre à tecnologia para fazer diagnósticos e monitoramento de todas as fases do tratamento ortodôntico. “Vivemos em um mundo voltado à tecnologia. As pessoas estão conectadas todo o tempo através de celulares, gadgets, localizadores, apps de navegação. Utilizar essa tecnologia no consultório otimiza o atendimento”, explica Neves.

O tratamento high tech, inclusive, foi muito bem aceito por Flávia Mazur quando precisou uma solução para corrigir o sorriso da filha Maria Fernanda. Residentes em Portugal, elas aproveitaram a passagem pelo Brasil em meados de 2018 para consultar com o ortodontista e fazer o planejamento de todo o processo.

A primeira etapa do tratamento de Maria Fernanda foi com um aparelho móvel e, já nessa fase, todo o acompanhamento foi feito com a ajuda da tecnologia. “Regularmente eu enviava fotos dos dentes da minha filha. Eram fotos com aparelho e sem aparelho. Aí o Dr. Daniel avaliava e dava as orientações para o próximo passo”, relembra Flávia.

O tratamento terminou em fevereiro desse ano. Segundo Flávia, tão importante quanto o resultado foi poder realizar todo o processo sem precisar recorrer a outro profissional em Portugal.

Além da troca de informações e fotos por aplicativos de mensagens, Neves também conta com o sistema DenToGo. Trata-se de um app conta com vários recursos que ajudam a acompanhar os cuidados de higiene oral, possibilitando detectar inflamações na gengiva, lesões, necessidade de manutenção do aparelho e a evolução de tratamento com alinhadores.

O aplicativo está em fase final de avaliação e Neves é responsável pelos testes na América Latina. “Em um momento como esse, de pandemia, utilizar essa tecnologia permite que o paciente continue recebendo atendimento de qualidade, mesmo com todas as restrições impostas pelo isolamento social”, afirma.

Daniel Neves

Daniel Neves é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e ortodontista com mestrado pela Northwestern University em Chicago, Illinois. Key Opinion Leader e Speaker da ClearCorrect – Straumann Group e cofundador da PUSH Orthodontics, empresa dedicada à educação, tecnologia e inovação no setor odontológico. Ministra cursos, palestras e workshops com foco nas novas tecnologias para o setor de saúde bucal.