Para apoiar a produtividade do setor da saúde, a TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, anuncia uma nova solução voltada a operadoras de saúde, o TOTVS Saúde — Gestão de NIPs. A ferramenta ajuda as operadoras a resolverem uma de suas maiores dores: o gerenciamento de Notificações de Intermediação Preliminar (NIPs), que são notificações sobre queixas de beneficiários junto à agência reguladora ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar), que precisam ser respondidas dentro de um prazo apertado para evitar sanções e multas.

O TOTVS Saúde Gestão de NIPs monitora o site da ANS, envia alertas para as operadoras e importa novas reclamações administrativas recebidas e atualizações de NIPs existentes. No sistema, os responsáveis da operadora conseguem acompanhar e controlar todas as etapas, prazos e documentos envolvidos no trâmite para a elaboração das respostas e soluções das medidas administrativas, reduzindo o tempo das resoluções, cumprindo prazos e, principalmente, evitando multas.

A solução ainda disponibiliza o histórico do beneficiário para que o responsável acompanhe o processo munido de informações, documentos e outros insumos para consulta e suporte na elaboração da defesa da operadora frente à ANS. O TOTVS Saúde — Gestão de NIPs também dispõe de modelos de documentos para serem enviados à agência reguladora, assim como painéis com indicadores e relatórios de monitoramento das informações e alertas para o controle da reclamação. A ferramenta foi desenvolvida com perfis de acessos, permitindo que as organizações construam hierarquias de gestão autorizando acesso apenas para colaboradores e áreas necessárias para a resolução da NIP.

“As operadoras de saúde recebem um alto volume de notificações para serem avaliadas e respondidas à ANS, com prazos determinados e curtos. Hoje, esse processo é feito manualmente, com o acesso diário ao site da Agência e, por vezes, gerido de forma descentralizada — ocasionando a perda de prazos. Nesse cenário, a solução da TOTVS chega para automatizar e organizar a gestão de NIPs, proporcionando uma experiência visual, simplificada e muito mais produtiva para as operadoras”, afirma Rogério Pires, diretor de Saúde da TOTVS.

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de integração com o TOTVS Jurídico Departamentos, solução que atende demandas administrativas e operacionais das empresas. Caso a NIP não seja respondida no prazo determinado ou a ANS conceda um parecer desfavorável à operadora de saúde, ela se torna um processo administrativo e passa a requerer respaldo jurídico. Com a integração entre as soluções, o departamento jurídico tem acesso a todo o histórico da notificação e não perde o trabalho que foi feito em resposta à NIP.

Além de atender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o TOTVS Saúde — Gestão de NIPs é uma solução SaaS (software as a service), que não tem necessidade de implantação nem de investimento em infraestrutura. Para mais detalhes, acesse.