Três em cada quatro brasileiros têm dúvidas sobre planos de saúde, e as mais frequentes são relativas à cobertura, preços, reajustes e carências. É o que mostra pesquisa realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no ano passado. No levantamento, além das principais dúvidas, foram identificados o grau de conhecimento dos entrevistados sobre seus direitos e deveres no que diz respeito à contratação desse tipo de produto; como a decisão de compra está sendo realizada; e como os consumidores avaliam os serviços ofertados pelos planos de saúde no Brasil, entre outras informações.

É a primeira vez que a agência faz uma pesquisa desse tipo para balizar campanha de esclarecimento publicitária, que será iniciada no dia 5 de março, e mostrar que o conhecimento do setor é maior quanto maior a faixa de renda, com maior incidência entre os portadores de planos de saúde (58% x 45%). Esse conhecimento, no entanto, é menor nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Quanto à definição para a sigla ANS a mais incidente foi Agência Nacional de Saúde: a expressão foi usada por 60% dos que disseram conhecer a agência. Menos de 20%, no entanto, a definem corretamente. A maioria acredita que a ANS tem foco na saúde geral, em tudo que se relaciona à saúde no País: um em cada três respondentes acredita que tudo que diz respeito a saúde no Brasil é foco da ANS (29%), e 3% associam a agência à regulação de medicamentos.

—O resultado da pesquisa reforçou que precisamos esclarecer à sociedade o papel da ANS; informar que é a agência reguladora dos planos de saúde e que o setor tem regras específicas. Ampliar o acesso à informação e empoderar o consumidor para que ele tenha condições de fazer escolhas conscientes é uma das prioridades da agência — ressalta o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão.

A pesquisa identificou, ainda, hábitos de mídia dos participantes, revelando que a internet é o meio de comunicação mais usado por todos os entrevistados e que as redes sociais são muito acessadas, com destaque para o Facebook (85%).

Em princípio, a agência fez uma pesquisa quantitativa on-line, inicialmente disfarçada. A partir de certo ponto, as questões que eram sobre agências reguladoras em geral passaram a ser relacionadas à ANS. A coleta foi feita no período de 18 de agosto a 2 de setembro de 2016, e contou com a participação de 2.157 pessoas habitantes de capitais e cidades do interior em todo o país. O público-alvo foi de pessoas entre 25 e 70 anos de idade, de ambos os sexos e renda familiar acima de dois salários mínimos.

Campanha esclarece direitos dos beneficiários de planos de saúde

Com o resultado do estudo nas mãos, a ANS preparou a campanha que visa a esclarecer à sociedade o papel da reguladora e os direitos dos consumidores de planos de saúde. Foi preparado um comercial de 30 segundos para televisão e cinco animações para internet e redes sociais, que começaram a ser veiculados no domingo, dia 19, na internet. O comercial vai ao ar a partir de 5 de março, em TV fechada.

Segundo a ANS, o comercial para televisão explica em linguagem acessível o papel da agência. Já os cinco filmetes para internet e redes sociais vão abordar os temas que mais despertam dúvidas e interesse dos consumidores: carência, cobertura, prazos máximos de atendimento, reajuste e mediação de conflitos. Também foi preparado um conteúdo específico para o portal da ANS abordando os principais assuntos relacionados à saúde suplementar para esclarecer e orientar os beneficiários de planos de saúde e consumidores em geral.

O retorno às dúvidas dos internautas será feito pelas próprias redes sociais ou pelos canais da central de relacionamento: o Disque ANS (0800 701 9656), o Fale conosco em ans.gov.br e os 12 Núcleos de Atendimento existentes nas cinco Regiões do País.