A tendência para os próximos anos é a mudança na forma de realizar os pagamentos dos serviços hospitalares. Uma prova disso é a introdução do DRG no Brasil, uma metodologia sofisticada de compra de serviços, gerenciamento de custos e da qualidade assistencial-hospitalar. Para dar melhores esclarecimentos sobre o assunto, foi realizada, no auditório do Hospital Unimed Caruaru, no último dia 16 de Agosto, uma palestra sobre o tema.

A temática foi discursada pela gestora médica em DRG, Dra. Sabrina Bevilacqua. A metodologia DRG – Diagnosis Related Groups (Grupos de Diagnósticos Relacionados) foi concebida em Yale e há anos é usada por governos, hospitais e operadoras em países da América do Norte, de toda a Europa ocidental, da África (África do Sul), da Ásia e da Oceania.

“Os altos custos de pagamentos de serviços hospitalares pelo modo fee for serviceestá com seus dias contados e o DRG é uma nova metodologia de pagamento baseado na qualidade do serviço prestado’, explica Dr. Pedro, diretor Presidente da Unimed Caruaru.

Além do diretor presidente da Unimed Caruaru, também estiveram presentes Dr. Paulo Porto, representando o Conselho Gestor e Diretoria do Hospital Unimed Caruaru, Dr. João Caldas, representando o Conselho de Administração e algumas lideranças. “Ainda não havia entendido do que se tratava o DRG. Além do entendimento, a palestra me instigou a curiosidade na busca por mais conhecimento. Através de ferramentas e de gestão, o DRG possibilita o controle das internações de acordo com a classificação dos pacientes em grupos, acarretando na diminuição dos custos, na qualidade do atendimento e aumentando consideravelmente a rotatividade dos leitos. A palestra foi muito esclarecedora”, relata a coordenadora de Contas Médicas, Késsia de Albuquerque.