Usuários da Unimed Guarujá, que estejam em planos de saúde individual ou coletivo, têm até 9 de fevereiro para realizar a portabilidade para outros convênios. A transferência, que atende a uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ocorre em razão de problemas econômico-financeiros enfrentados pela empresa, que deixa de exercer a atividade de operadora e passa a oferecer apenas a prestação de serviço. Ao todo, 16 mil clientes deverão ser absorvidos por outros planos.

A mudança, segundo a Unimed Guarujá, foi informada a todos os beneficiários, por carta, ainda em dezembro.

Determinação da ANS

Procurado para comentar o assunto, o presidente da Unimed Guarujá, Geronimo Ferreira Vilhanueva, explicou que a decisão atende a uma determinação da ANS. No entanto, mesmo sem continuar atuando como operadora de plano de saúde, a unidade de Guarujá continuará como prestadora de serviço.

“Há anos, a ANS vem impondo uma série de responsabilidades, fazendo com que fique cada vez mais difícil as operadoras de pequeno e médio portes se recuperarem financeiramente. Nós temos a chance de, enquanto pertencentes a uma operadora, fazer um aporte de capital para pagarmos prestadoras e fornecedoras e continuarmos ativos, mas apenas sendo uma prestadora de saúde. É diferente da situação da Unimed Paulistana. A Unimed Guarujá não vai acabar. Perdemos nossa carta de clientes, mas continuaremos tendo médicos atuando no Município”, afirmou Vilhanueva.

Ainda segundo ele, os beneficiários do plano adquirido em Guarujá poderão realizar a portabilidade para outros planos de saúde ou até mesmo migrar para o plano da Unimed Santos. Neste caso, não haveria carência.

“Eles têm 60 dias, a contar do dia 11 de dezembro, para realizar essa portabilidade. Os valores podem sim sofrer alteração, mas tudo vai depender de caso a caso. Nossos funcionários estão orientando os beneficiários de Guarujá sobre como devem proceder “, explica.

Por enquanto, a operadora não possui um número atualizado de quantos usuários no Município já fizeram a transferência para outros planos de saúde. A orientação para quem tiver dúvidas sobre a portabilidade do serviço é se dirigir à unidade localizada em Guarujá, situada na Avenida Arthur da Costa Filho, 319, na Vila Maia. Mais esclarecimentos pelo telefone 3389-8900, opção 3.

Unimed Santos

De acordo com o gerente executivo de mercado da Unimed Santos, Sérgio Ratti, plantões de atendimento estão sendo realizados em Guarujá e também em Santos para receber interessados na portabilidade e garantir a transferência dos clientes atingidos pela mudança.

“Faremos a portabilidade sem carência. Não existe uma única tabela de preços do nosso serviço, pois cada uma tem suas peculiaridades. Por isso, para consultar os valores cobrados em cada uma de nossas modalidades, orientamos os beneficiários que procurem nossos plantões de atendimento”, comenta Ratti, lembrando que, hoje, a Unimed Santos atende cerca de 180 mil clientes.

Vale lembrar que, para a migração do plano de saúde, o beneficiário deve encerrar seu contrato com a Unimed Guarujá. A Unimed Santos atende na Avenida Ana Costa, 430, Santos e na Avenida Arthur Costa Filho, 319, em Guarujá.