No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina. A cada ano, empresas, instituições e órgãos governamentais têm investido em campanhas para estimular o autocuidado e a promoção da saúde entre os homens.
Embora a data tenha começado como uma brincadeira entre os membros da Ordem Nacional dos Escritores, tem se tornado, ao longo do tempo, um símbolo para reflexão sobre saúde, impulsionando ações que ampliam o acesso da comunidade masculina a atendimento médico, métodos diagnósticos e tratamento, bem como uma oportunidade para se divulgar atitudes preventivas.
Atualmente, o Brasil totaliza 22,6 milhões de beneficiários do sexo masculino em planos de assistência médica e 13,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos, conforme dados disponibilizados pela ANS referente ao mês de maio deste ano.
Muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno. Esse, inclusive, é um dos objetivos do Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Através dessa iniciativa, as operadoras cadastram seus diversos projetos de promoção em saúde em linhas de atenção que incluem a Saúde do Homem.
As operadoras que contam com programas aprovados pela ANS recebem incentivos regulatórios. Já os beneficiários de planos de saúde que participam das iniciativas podem receber premiações e bonificação.
Outro dado importante são os 69 procedimentos ligados ao sistema genital e reprodutor masculino que constam do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, que englobam, dentre outros, os exames de próstata, a reparação plástica, a colocação de prótese peniana semi-rígida.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, no entanto, se diagnosticado precocemente, tem um alto índice de cura. Com intuito de fortalecer a coordenação do cuidado, a ANS, por meio do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, incentiva as operadoras a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários através da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidados certificados por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS. A Certificação Boas Práticas em Atenção Oncológica-OncoRede estabelece, entre as linhas de cuidado, a atenção integral para o câncer de próstata. Clique aqui para conhecê-la.
Além dos exames e procedimentos específicos para diagnóstico do câncer garantidos pelo rol de procedimentos da ANS, é importante que o homem cuide de sua saúde, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, evite fumar e consumir bebidas alcóolicas em excesso e tenha um médico de referência, que cuide de sua saúde de forma integral e preventiva.
CURIOSIDADE – O Dia Internacional do Homem é celebrado em 19 de novembro, com o mesmo propósito da data brasileira que ocorre em julho, a saúde masculina. Foi por isso que o mês de novembro foi escolhido globalmente para reforçar as ações contra o câncer de próstata, o famoso Novembro Azul.