Consultoria atuarial para operadoras de planos de saúde

ANS participa do 10º Congresso Brasileiro da Abrasco

22/09/2026 Fonte: ANS
ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou do 10º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os dias 16 e 19/9, em Manaus (Amazonas). Com o tema “Interculturalidade, ambiente e saúde: os desafios do século XXI para uma vida em conexão com os territórios”, o evento reuniu, ao longo dos quatro dias, entidades de saúde e da sociedade civil para fortalecer estudos e experiências voltados a problemas sociais e sanitários, além de valorizar a diversidade e a integração entre saúde, meio ambiente e cultura.

A escolha do Amazonas como palco da realização do primeiro congresso da Abrasco na Região Norte se deu pela diversidade do estado e também como forma de reafirmar a importância de descentralizar a produção científica, afirmar a pluralidade do país, a participação social e a equidade social.

No dia 16/9, a chefe da Divisão de Apoio à Comunicação e Eventos da Diretoria de Desenvolvimento Social da ANS, Vanessa Carvalho, mediu o talkshow “Prevenção dos riscos do El Niño para a saúde suplementar”, que contou com a participação das representantes da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Eli Hwyxy Baniwa (diretora de Saúde Indígena) e Isadora Fernandes (diretora de Saúde Planetária); e do Ministério da Saúde, Lívia Frutuoso e Priscila Reis. Na ocasião, elas falaram do aumento da incidência de arboviroses (como a dengue, a chikungunya e o zika vírus) em decorrência de fenômenos climáticos,  dos principais impactos do El Niño sobre a saúde da população e da força-tarefa em saúde necessária para lidar com as consequências dele. A conversa abordou, ainda, temas como as consequências do fenômeno El Niño sobre a saúde das populações indígenas e rurais e a saúde planetária.

Priscila Reis, Vanessa Carvalho, Lívia Frutuoso e Eli Hwyxy Baniwa no talkshowPriscila Reis, Vanessa Carvalho, Lívia Frutuoso e Eli Hwyxy Baniwa no talkshow

O papel individual dos cidadãos na redução dos danos ao meio ambiente também foi um ponto de destaque no talkshow, momento em que as participantes mencionaram as consequências do comportamento de cada pessoa para as alterações no clima.

Ao longo de todo o evento, a ANS teve estande exclusivo para troca de informações com os participantes presentes.

Estande da ANS em que foram distribuidos folhetos informativos sobre saúde durante o congresso