Consultoria atuarial para operadoras de planos de saúde

Satisfação dos beneficiários: OPS realizam pesquisas até 30/4

20/03/2026 Fonte: ANS
Suspensão de PlanosIDSS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que até 30/04, as operadoras de planos de saúde podem contactar os beneficiários para a realização de pesquisas de satisfação em atendimento a requisito do Programa de Qualificação das Operadoras. O objetivo é que a percepção dos usuários sirva de subsídios para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos planos de saúde. 
 
As pesquisas podem ser aplicadas por diversos meios, tais como: e-mail, ligação telefônica, WhatsApp, aplicativos ou outros canais, incluindo institutos de pesquisa contratados pelas operadoras. A participação dos beneficiários é voluntária. 
 
“Para que a ANS possa conhecer, de fato, a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, precisamos ouvir quem recebe o atendimento na ponta, o beneficiário. Nossa ideia é que a percepção do consumidor possa nos apontar as melhores experiências, as insatisfações e os gargalos no atendimento. A proposta é identificar oportunidades de melhoria e cobrar que as operadoras aperfeiçoem o atendimento prestado”, afirmou o diretor-presidente e diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Wadih Damous. 
 
O questionário aplicado pelas operadoras foi elaborado pela ANS e é composto por 10 perguntas, divididas em três blocos principais: Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. 
 
Confira abaixo as questões que compõem a pesquisa de satisfação dos beneficiários de planos de saúde: 
 
A. ATENÇÃO À SAÚDE 
1. Nos 12 últimos meses, com que frequência o (a) Sr.(a) conseguiu ter cuidados de saúde (por exemplo: consultas, exames ou tratamentos) por meio de seu plano de saúde quando necessitou? 
( ) Sempre  
( ) A maioria das vezes  
( ) Às vezes  
( ) Nunca  
( ) Nos 12 últimos meses não procurei cuidados de saúde  
( ) Não sei/não me lembro  
 
2. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) necessitou de atenção imediata (atendimentos de urgência ou emergência), com que frequência o (a) Sr.(a) foi atendido pelo seu plano de saúde assim que precisou? 
( ) Sempre  
( ) A maioria das vezes  
( ) Às vezes  
( ) Nunca  
( ) Nos 12 últimos não precisei de atenção imediata  
( ) Não sei/não me lembro  
 
3. Nos últimos 12 meses, o (a) Sr.(a) recebeu algum tipo de comunicação de seu plano de saúde (por exemplo: carta, e-mail, telefonema etc.) convidando e/ou esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas ou exames preventivos, tais como: mamografia, preventivo de câncer, consulta preventiva com urologista, consulta preventiva com dentista etc? 
( ) Sim  
( ) Não  
( ) Não sei/não me lembro  
 
4. Nos últimos 12 meses, como o (a) Sr.(a) avalia toda a atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)? 
( ) Muito bom  
( ) Bom  
( ) Regular  
( ) Ruim  
( ) Muito ruim  
( ) Nos 12 últimos meses não recebi atenção em saúde  
( ) Não sei/não me lembro  
 
5. Como o (a) Sr.(a) avalia a facilidade de acesso à lista de prestadores de serviços credenciados pelo seu plano de saúde (por exemplo: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, laboratórios e outros) por meio físico ou digital (por exemplo: guia médico, livro, aplicativo de celular, site na internet)? 
( ) Muito bom  
( ) Bom  
( ) Regular  
( ) Ruim  
( ) Muito ruim  
( ) Nunca acessei a lista de prestadores de serviços credenciados pelo meu plano de saúde  
( ) Não sei  
 
B. CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA 
6. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) acessou seu plano de saúde (exemplos de acesso: SAC – serviço de apoio ao cliente, presencial, aplicativo de celular, sítio institucional da operadora na internet ou por meio eletrônico) como o (a) Sr.(a) avalia seu atendimento, considerando o acesso às informações de que precisava? 
( ) Muito bom  
( ) Bom  
( ) Regular  
( ) Ruim  
( ) Muito ruim  
( ) Nos 12 últimos meses não acessei meu plano de saúde  
( ) Não sei/não me lembro  
 
7. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) fez uma reclamação para o seu plano de saúde (nos canais de atendimento fornecidos pela operadora como por exemplo SAC, Fale Conosco, Ouvidoria, Atendimento Presencial) o (a) Sr.(a) teve sua demanda resolvida? 
( ) Sim  
( ) Não  
( ) Nos 12 últimos meses não reclamei do meu plano de saúde  
( ) Não sei/não me lembro  
 
8. Como o (a) Sr.(a) avalia os documentos ou formulários exigidos pelo seu plano de saúde (por exemplo: formulário de adesão/alteração do plano, pedido de reembolso, inclusão de dependentes) quanto ao quesito facilidade no preenchimento e envio? 
( ) Muito bom  
( ) Bom  
( ) Regular  
( ) Ruim  
( ) Muito ruim  
( ) Nunca preenchi documentos ou formulários exigidos pelo meu plano de saúde  
( ) Não sei/não me lembro  
 
C. AVALIAÇÃO GERAL 
9. Como o (a) Sr.(a) avalia seu plano de saúde? 
( ) Muito bom  
( ) Bom  
( ) Regular  
( ) Ruim  
( ) Muito ruim  
( ) Não sei/não tenho como avaliar  
 
10. O (a) Sr.(a) recomendaria o seu plano de saúde para amigos ou familiares? 
( ) Definitivamente Recomendaria  
( ) Recomendaria  
( ) Indiferente  
( ) Recomendaria com Ressalvas  
( ) Não Recomendaria  
( ) Não sei/não tenho como avaliar