O Senado Federal aprovou na quarta-feira (17/05) a recondução de Simone Sanches Freire para o cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Na sabatina realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), a deliberação favorável foi unânime (16 votos). À tarde, o Plenário confirmou a recondução, com 59 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção.

A indicação do nome da diretora segue agora para sanção pela Presidência da República.

A advogada Simone Sanches Freire tomou posse como diretora da ANS em 12/05/2014 e ficou por três anos à frente da Diretoria de Fiscalização. Durante o período de gestão, exerceu também o cargo de diretora interina de Normas e Habilitação das Operadoras (Diope).

Simone é servidora pública concursada da ANS e sua relação com a Agência se deu em três etapas antes de assumir o cargo de diretora: primeiro como servidora temporária, depois analista administrativa e na sequência como especialista em regulação. Ao longo de sua trajetória, além do cargo de diretora de Fiscalização e diretora interina de Normas e Habilitação das Operadoras, também exerceu o cargo de diretora-adjunta de Gestão.

Simone é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade São Francisco de São Paulo, pós-graduada em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá e tem especialização em Regulação de Saúde Suplementar pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a ANS e o Hospital Sírio Libanês.