A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) realizaram uma oficina para apresentação de um modelo de planilha de análise de impacto orçamentário a parceiros que atuam em avaliações de propostas de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista de coberturas obrigatórias pelos planos de saúde.

 A iniciativa faz parte do projeto ATLAS – Avaliação de Tecnologias para a Saúde Suplementar, celebrado pela ANS com o HAOC, no escopo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), para o triênio 2024-2026.

 “Tivemos uma experiência muito interessante com representantes do HAOC compartilhando conhecimento e boas práticas com os parceiros envolvidos no projeto. Iniciativas como essa são sempre enriquecedoras e fundamentais para a melhoria constante dos processos de trabalho”, destacou Ana Cecilia Faveret, coordenadora de Avaliação Econômica em Saúde da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) da ANS.

 O evento foi realizado na sede da ANS, no Rio de Janeiro, no dia 28/05, no formado híbrido. Participaram do encontro, além de representantes da ANS e do HAOC, profissionais da Fiocruz, do Hospital Sírio Libanês, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 “Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde março de 2024 e, atualmente, a planilha otimizável está em fase de validações. Nosso objetivo é disponibilizá-la para a comunidade científica ainda no segundo semestre de 2024”, informou Layssa Andrade Oliveira, coordenadora de pesquisa do projeto ATLAS no HAOC.