Belo Horizonte ganhou a primeira Clínica Compartilhada de TEA UNIDAS, unidade voltada para tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos de neurodesenvolvimento, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A iniciativa é uma parceria entre a UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde), autogestões filiadas e a Doutor Agora.

A nova unidade irá atender pacientes com TEA que necessitam de terapias e um acompanhamento contínuo. No modelo de clínicas compartilhadas desenvolvido pela UNIDAS Superintendência MG, a gestão é compartilhada entre as operadoras participantes e os prestadores de serviços, seja por meio de unidades próprias ou parcerias com instituições especializadas. Isso permite uma abordagem coordenada e centrada no paciente, garantindo uma assistência personalizada e efetiva. O serviço tem potencial para atender 600 autistas ao mês e realizar 9 mil sessões.

De acordo com Wesley Nunes, Diretor Superintendente da UNIDAS, o processo de idealização demandou muitas horas de trabalho. “Estamos muito seguros pelo potencial que o serviço oferece em termos de qualidade assistencial e estrutura. Um dos grandes diferenciais do projeto foi a capacitação da equipe multiprofissional realizada em parceria com a Unimed Federação Minas. O curso de capacitação teve uma carga horária robusta, sendo exigido para aprovação um aproveitamento mínimo de 70%”, afirmou Nunes.

Em julho, a UNIDAS lançou a Cartilha TEA UNIDAS, com indicação de boas práticas no tratamento de pessoas do espectro autista para operadoras de saúde de autogestão. A iniciativa tem como objetivo reunir as melhores práticas para gestão de beneficiários com TEA, que necessitam de terapias e um acompanhamento contínuo, oferecendo a melhor estratégia de cuidado para esse público. Entre ações recomendadas no documento estão a adoção de clínicas de tratamento compartilhadas e mudanças no modelo de remuneração.