A Revista Brasileira de Saúde Suplementar (RBSS), a primeira publicação científica do setor, disponibiliza hoje o artigo “Desempenho Econômico-Financeiro de Operadoras de Planos de Saúde no Mercado Brasileiro”. O texto é assinado por Eduarda Caroline Deungaro, especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade de São Paulo – USP e analista de Riscos e Controles Internos na Unimed Grande Florianópolis/SC.

O trabalho comparou o desempenho econômico-financeiro de operadoras de grande porte das modalidades cooperativa médica e medicina de grupo no período de 2018 a 2021. Para isso, a autora selecionou 10 indicadores disponibilizados pela ANS que apresentaram grande variação no período analisado e buscou verificar o impacto da pandemia de Covid-19 no setor.

A RBSS é uma iniciativa do IESS que tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica, contribuir e ampliar o conhecimento e desenvolvimento da Saúde Suplementar e áreas relacionadas. A publicação on-line disponibiliza artigos originais e inéditos, incluindo de opinião e revisões críticas sobre temas específicos relacionados ao setor. As áreas exploradas são promoção da saúde, qualidade de vida e gestão da saúde, odontologia, economia e gestão jurídica, sempre com foco no setor.