A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é essencial para a mobilidade urbana, mas a necessidade de realizar exames médicos para obtê-la ou renová-la representa um custo adicional para muitos condutores do Distrito Federal. Pensando nisso, o deputado Roosevelt apresentou um projeto de lei que permite o uso de planos de saúde nesses procedimentos.

Aprovado na última terça-feira (16) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto determina que as clínicas conveniadas ao Detran-DF aceitem convênios médicos para a realização dos exames. Com isso, condutores que possuem planos de saúde poderão economizar até R$ 468,74, valor referente aos exames para tirar a CNH pela primeira vez na categoria B.

“Não é justo que o cidadão que já paga por um plano de saúde tenha que desembolsar mais dinheiro para realizar exames obrigatórios pelo Detran”, afirma o deputado Roosevelt. A medida, que já é realidade no Rio de Janeiro, visa facilitar a vida dos condutores e garantir mais acesso aos serviços do Detran.

O projeto ainda precisa ser votado em plenário e sancionado pelo governador, mas a expectativa é que seja aprovado em breve. Especialistas da área veem a iniciativa com bons olhos, destacando que a medida beneficiará milhares de condutores e contribuirá para a desburocratização dos serviços do Detran-DF.