A Seguros Unimed obteve sucesso em dez decisões liminares judiciais, de janeiro a abril deste ano, contra clínicas envolvidas em fraudes de reembolsos. Os juízes determinaram que essas clínicas estão proibidas de solicitar as credenciais de login e senha dos planos de saúde de seus clientes, com o objetivo de intermediar ou realizar atos relacionados ao reembolso. Dessa forma, a empresa evitou um prejuízo superior a R$7 milhões.

De acordo com a Seguros Unimed, clínicas pertencentes ao mesmo conglomerado econômico garantiam aos segurados que todos os custos do tratamento seriam cobertos integralmente pela seguradora, incluindo procedimentos estéticos não previstos na cobertura contratual. Esses provedores lucravam milhões com essa prática.

Como funcionava a fraude? 

O esquema funcionava por meio de um reembolso sem desembolso, eliminando a necessidade de o segurado realizar qualquer pagamento antecipado. Para isso, as clínicas requisitavam as credenciais de login e senha do aplicativo do segurado e executavam a transação em seu nome. Os segurados concordavam em transferir o valor para a clínica assim que fosse creditado em sua conta.

Essas decisões reforçam o compromisso com a transparência e integridade nos processos de reembolso, protegendo os segurados de práticas fraudulentas. “A Seguros Unimed reitera seu comprometimento em garantir segurança financeira e a confiança de seus segurados, continuando a monitorar e agir contra práticas fraudulentas”, destaca Fabiano Catran, Diretor Executivo Institucional e de Cliente da Seguros Unimed.

Fique por dentro das principais notícias do mundo da saúde com Saúde Business

Após as decisões liminares judiciais, a Seguros Unimed conseguiu evitar um prejuízo de mais de R$ 7 milhões, além de garantir um ambiente mais seguro contra fraudes na saúde suplementar.