O Dia Mundial da Saúde foi estabelecido em 7 de abril de 1950 para despertar a atenção global das prioridades específicas de saúde. Além disso, a data comemora a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada durante a 1ª Assembleia, em 1948.

Ao longo de 80 anos, o mundo enfrentou várias pandemias e problemas de saúde coletivos que poderiam ter sido evitados com prevenção. Nesse sentido, a OMS e as unidades presentes em todos os continentes, como a OPAS, apoiam os países a elaborar políticas públicas de combate a endemias.

Um levantamento do Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS apontou que, embora pelo menos 140 países reconheçam a saúde como um direito humano na sua constituição, apenas quatro explicaram como irão financiar.

Desse modo, a organização escolheu como tema da campanha de 2024, “Minha saúde, meu direito”, reforçando o compromisso dos países na agenda 2030 e no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A saúde é verificada diretamente nos seguintes quesitos: (3) Saúde e Bem-estar, (6) Água potável e saneamento e (10) Redução das desigualdades.

Na edição deste ano, a campanha comemorativa terá como tema: “Minha saúde, meu direito”, reforçando os quadros de dor, fome e sofrimento psicológico causados pelos conflitos de guerra na Europa e Oriente.

O Senac EAD conta com cursos de educação continuada, extensão universitária e especialização na área de saúde. O intuito é contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos profissionais brasileiros que desejam atualizar os conhecimentos e não tem tempo de frequentar aulas presenciais.

Para saber mais sobre as opções, acesse o site e confira as opções disponibilizadas pela instituição.