Você já ouviu falar sobre absenteísmo? O termo é utilizado para descrever a frequência ou padrão de ausências não planejadas no trabalho por parte dos funcionários. O IESS elaborou um novo estudo específico sobre o tema com objetivo de aprofundar um pouco mais a abordagem quando o problema ocorre por questões de saúde.

As informações integram o mais recente Texto para Discussão 96: absenteísmo por motivos de saúde e fatores associados entre beneficiários de planos de saúde médico hospitalar, baseado na Pesquisa Nacional de Saúde, em 2019.

O estudo revela que aproximadamente 376 mil beneficiários (2,7% da amostra), se ausentaram do trabalho por esse motivo. O absenteísmo apresentou taxas mais elevadas entre pessoas com doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão, e também de casos psicológicos relacionados a depressão.

Com maior prevalência entre os homens (60,2%), também foi contatado que os beneficiários com problemas de sono e tabagistas, por exemplo, são os mais afetados dentre os que se ausentaram do trabalho por questão de saúde.

As consequências do absenteísmo podem ser diversas e incluem piora na qualidade do trabalho, sobrecarga de outros funcionários, resultados negativos à empresa, declínio na produtividade, custos elevados, dentre outras.

O Texto para Discussão 96 sobre absenteísmo por motivos de saúde está disponível para download aqui.