A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu mais um passo importante para avançar com as discussões sobre a implementação de Modelos de Remuneração Baseados em Valor no setor de planos de saúde. No dia 2/5, representantes da Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da ANS reuniram-se com representantes do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS) para debater o assunto na sede da Agência, no Rio de Janeiro.
O encontro teve o objetivo de discutir os desdobramentos da seleção do IBRAVS para a cooperação técnica no Projeto de Modelos de Remuneração Baseados em Valor, que visa induzir a adoção, pelas operadoras, de alternativas para a forma de remunerar os prestadores de serviço em substituição ao modelo chamado Fee For Service, modelo de pagamento amplamente utilizado na área da saúde que é baseado na quantidade de serviços prestados, sem considerar a qualidade desses cuidados.
O que a ANS busca é uma mudança que priorize modelos centrados na perspectiva da melhoria da qualidade dos serviços prestados e não se baseiem exclusivamente na redução dos custos. Essa discussão é essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade da saúde suplementar.
Participaram da reunião, o procurador-chefe da ANS, Daniel Tostes e servidores da DIDES: a diretora-adjunta, Angélica Carvalho, e os gestores Ana Paula Cavalcante, Felipe Riani, Jacqueline Torres, Renata Gasparello, Raquel Lisboa, Lalucha Silva e Andreia Sad. Pelo IBRAVS, estiveram presentes o presidente, Cesar Abicalafe, e o diretor executivo, Felipe Rocha
Para saber mais sobre o Projeto de Modelos de Remuneração, clique aqui.