Nos dias 29 e 30 de junho de 2021, 14hs às 18hs, a Plurall Consultoria realizou, em conjunto com os escritórios Oliveira Rodarte e Rodarte Nogueira, o seminário Workshop: Gestão Atuarial Proativa em Saúde Suplementar, edição 2021 e virtual, que tratou dos seguintes conteúdos:

  • Painel I: Equilíbrio e Equidade na Saúde Suplementar (Virgínia Rodarte Gontijo Couto)

Foi apresentado um panorama atual do mercado de planos de saúde e as tendências de mudanças, incluso as provocadas pela pandemia do coronavírus.

  • Painel II: Provisões Técnicas, Reajustes dos Planos de Saúde e o Efeito da Pandemia (Marcos Vinícius S. de Carvalho e Beatriz Resende R. da Mata)

Trouxe os principais impactos causados pela pandemia (COVID-19) e suas consequências nas provisões técnicas e no reajuste dos planos de saúde, especialmente os individuais e sua tendência negativa.

  • Painel III: Importância da Qualidade dos Dados para Tomada de Decisões Assertivas (João Roberto Rodarte e Moacir J. Grunitzky)

Tratou do conjunto ações que podem ser providenciadas ou melhoradas visando a boa qualidade de dados das operadoras para a tomada de decisão mais eficiente e conhecimento do negócio, bem como, das consequências negativas ao não ter dados de qualidade.

  • Painel IV: IDSS e Meios de Otimizar os Resultados (Werner Duarte Dalla, Fernando Cesar Vicente De Paula e Tatiana Xavier Gouvêa)

Duas grandes operadoras, ABERTTA e FSFX, que obtiveram IDSS máximo na avaliação da ANS compartilharam sua experiência para obtenção de tal desempenho e deram sugestões de como caminhar e se manter na melhor avaliação.

  • Painel V: Gestão de Riscos (RN nº443) e os Benefícios dos Controles Internos (Beatriz Resende Rios da Mata e José Roberto Ferreira)

Abordou as vantagens estratégicas e benefícios da implantação de controles internos e da RN nº 443/19 da ANS, norma sobre a adoção de práticas mínimas de governança corporativa pelas operadoras de plano de saúde.

  • Painel VI: Modelos de Remuneração como alternativas para Gestão de Custos (Júlio César de Souza)

O palestrante trouxe um pouco da experiência da CASSI sobre a remuneração dos prestadores assistenciais, o que mais fundamenta discutir a forma atual de remunerar, os modelos mais comuns de remuneração e provocou a mudança de mentalidade em fazer do prestador um agente fundamental na criação de valor para os envolvidos, operadora, prestador e beneficiário.

  • Painel VII: Importância da Livre Movimentação de Ativos Garantidores (Beatriz Resende R. da Mata e Bruno da Silva Xavier)

Apresentou as motivações e ganhos da operadora possuir a livre movimentação de ativos garantidores, recentemente revisada pela ANS, e posteriormente uma reflexão sobre as operadoras passarem a ter uma gestão ativa dos seus recursos garantidores visando maximizar seus resultados.

  • Painel VIII: Capital Baseado em Riscos: Efeitos da Antecipação e Mudanças para 2023 (Tatiana Xavier Gouvêa)

A palestrante rediscutiu o Capital Baseado em Riscos – CBR, que substituirá a atual Margem de Solvência em 2023, apresentou o impacto esperado com a mudança e as vantagens no caso de adesão antecipada do CBR.

O seminário contou com a participação de 45 operadoras de planos de saúde, representadas por mais de 130 técnicos e gestores, e presenteou 02 participantes com brindes especiais.