A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga o Relatório de Gestão da Ouvidoria 2023. A publicação apresenta o resultado do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria da ANS ao longo do último ano no recebimento, análise e respostas a manifestações de toda a sociedade sobre os serviços prestados pela Agência. Além de outras atividades desempenhadas pela equipe no período.

Por meio do documento, é possível verificar que, novamente, houve um aumento significativo da participação social: foram 10.389 manifestações de cidadãos sobre as competências da Agência recebidas, tratadas e respondidas pela Ouvidoria, o que representa um acréscimo de 22,1% em relação ao ano anterior. Outro destaque fica por conta do tempo médio de resposta a essas manifestações: 8 dias, inferior aos 14 dias observados em 2022. A ANS ressalta, ainda, que as recomendações feitas pela Ouvidoria, para melhorias do serviço de consulta ao Rol de Procedimentos e no processo de mediação de conflitos (Notificação de Intermediação Preliminar – NIP), foram cumpridas pelas áreas técnicas responsáveis, demonstrando a preocupação da gestão da Agência em aperfeiçoar o atendimento ao cidadão.

Abaixo, seguem dois gráficos presentes no relatório e que demonstram o trabalho realizado pela Ouvidoria ANS em 2023:

Gráfico 1
Gráfico 2

Acesso facilitado
A Ouvidoria da ANS trata manifestações sobre os serviços públicos prestados pela Agência e/ou sobre seus colaboradores. Para entrar em contato com a unidade, o interessado pode registrar sua manifestação pelo Fala.BR, plataforma integrada online de ouvidorias e acesso à informação do governo federal. No próprio site da ANS também podem ser encontradas as informações de contato das ouvidorias das operadoras.
 
Transparência
A Ouvidoria da Agência preza pela transparência ativa, já que documentos como o Relatório do Atendimento das Ouvidorias (REA-Ouvidorias), os Relatórios Trimestrais e o Relatório de Gestão da Ouvidoria são publicados proativamente no portal da ANS. Tendo em vista a Lei Geral de Proteção de Dados, a CGU apontou também os benefícios de a Ouvidoria possuir uma equipe específica e restrita para o tratamento de denúncias. Dessa forma, os dados pessoais dos usuários são protegidos de possíveis acessos não autorizados.

Todos os relatórios produzidos pela Ouvidoria ANS nos últimos anos podem ser acessados aqui.