A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, na sexta-feira, 5/4, a #Live Semana da Saúde (2024) – Cuidado Integral & Longevidade, um encontro virtual transmitido ao vivo pelo canal da ANS no YouTube. O evento fez parte da programação da ANS durante a Semana da Saúde e reuniu especialistas em diversas áreas da saúde para falar sobre saúde mental, medicina de estilo de vida, obesidade, detecção precoce do câncer, burnout e coordenação do cuidado, dentre outros temas. Ao longo das palestras, o público pôde interagir por meio de perguntas e comentários enviados por aplicativo de mensagens. O evento contou com mais de 12 mil inscritos e teve mais de mil visualizações.  

O diretor de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da ANS, Maurício Nunes, abriu o encontro ressaltando que o cuidado integral e a longevidade estão sob o olhar atento da ANS e que era fundamental trazê-los para o centro das atenções na Semana da Saúde. “A ANS entende que, no contexto do envelhecimento da população no Brasil nos próximos 20 anos, é fundamental envolver todos os atores que compõem o setor em ações que invistam em modelos assistenciais mais sustentáveis, com enfoque em promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças”, disse. 

A gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, agradeceu aos palestrantes e lembrou que há também uma lista de reprodução de vídeos feitos por especialistas que abordam o tema longevidade sob diferentes ângulos para inspirar as pessoas a aperfeiçoarem suas percepções sobre saúde e bem-estar. Para acessar os vídeos, clique aqui. 

O encontro virtual contou com duas mesas principais, sendo a primeira sobre “A importância da promoção da saúde e da prevenção de riscos e doenças na longevidade”. Nela, o profissional de educação física e coordenador geral da Escola de Saúde da Universidade Candido Mendes, Marcelo Costa, falou sobre “Efeitos da atividade física”; a psiquiatra e coordenadora docente do Núcleo de Saúde Mental na Policlínica Piquet Carneiro (Uerj), Manoela Salgado, palestrou sobre  “Saúde mental e bem-estar”; a médica e ex-presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida Sley Tanigawa abordou o tema “Medicina e estilo de vida e seus impactos”; e a médica e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina, Família e Comunidade, Zeliete Zambon, apresentou a palestra “É preciso falar de Burnout”. 

Na segunda mesa, intitulada “O cuidado integral e coordenação das linhas de cuidado na saúde suplementar e a longevidade”, a médica e chefe da liga de obesidade infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Maria Edna de Melo, falou sobre “Prevenção da obesidade e o Cuidado Inter e Transdisciplinar”; o médico epidemiologista Arn Migowski abordou “Prevenção de detecção precoce do câncer , integralidade e coordenação das linhas de cuidado”; e o gerente médico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz  Leonardo Piovesan palestrou sobre “Promoção e prevenção na APS e coordenação do cuidado”. 

Esse evento trouxe uma importante discussão sobre a necessidade de mudança de cultura e estilo de vida, a realização de ações coletivas por diversos atores, como governos, empresas e sociedade, e a coordenação do cuidado como estratégia essencial para o desenvolvimento do cuidado integral e da longevidade. 

Para assistir à #Live Semana da Saúde (2024) – Cuidado Integral & Longevidade, clique aqui.