Os vínculos de planos exclusivamente odontológicos seguem crescendo no País. Dados da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) n° 72 do IESS apontam que em 12 meses, encerrados em junho de 2022, o número de brasileiros beneficiários desse tipo de contratação aumentou 8,8% e alcançou a marca de 29,9 milhões. Em junho de 2021, a quantidade de vínculos era de 27,5 milhões.

Do total atual de vinculados com planos odontológicos, 21,8 milhões (73%) correspondem ao tipo coletivo empresarial. A modalidade de contratação teve um crescimento de 9,1% no período analisado e acompanhou aquecimento do mercado de trabalho no Brasil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que nos mesmos 12 meses, a variação de empregos formais foi positiva em 6,7% e o País encerrou o mês de junho com mais de 42 milhões de pessoas empregadas.

Porém, apesar da maioria das contratações de planos exclusivamente odontológicos estarem vinculadas à modalidade coletivo empresarial, os planos individuais ou familiares foram os que mais cresceram no período: 10,1% e somaram 5,3 milhões de beneficiários. Dados que demonstram que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde bucal.

A Nota de Acompanhamento de Beneficiários do IESS é uma publicação mensal que acompanha a evolução do setor da saúde suplementar.  A mais nova edição está disponível para download gratuito aqui.