A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga nesta sexta-feira (22/3) o resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, medida que acompanha regularmente o desempenho do setor a partir das reclamações sobre cobertura assistencial e atua na proteção dos consumidores. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de um plano de uma operadora devido a reclamações ocorridas no 4º trimestre de 2023. Assim, temporariamente, ele não poderá ser comercializado.

A proibição da venda começa a valer no dia 27/3. Ao todo, 999 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se a operadora apresentar melhora no resultado no monitoramento.

Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 18 planos de três operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.

Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (4º trimestre/2023)

  • 01 plano com comercialização suspensa
  • 18 planos com a comercialização liberada
  • 999 beneficiários protegidos
  • 58.577 reclamações no período de 1º/10/2023 a 31/12/2023

Consulte o resultado nas listas abaixo:

Sobre o Monitoramento da Garantia de Atendimento

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas, realizado trimestralmente, com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As reclamações consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.

A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.

Sobre a suspensão da comercialização de planos

As operadoras reiteradamente com pior resultado são avaliadas e para aquelas que apresentam risco à assistência à saúde são identificados os planos que terão o ingresso de novos beneficiários vedado temporariamente.

A cada trimestre a listagem de planos é reavaliada, e as operadoras que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são liberadas, pelo monitoramento, para oferecer os planos para novas comercializações.