Diante da crise que afeta o setor de saúde, a Qualicorp vai mudar de comando e, em agosto, passa a ser presidida por Maurício Lopes, atual vice-presidente da Rede D’Or, que é a maior acionista da administradora de planos de saúde por adesão, conforme o Valor antecipou ontem.

O executivo substitui Elton Carluci, que havia assumido o posto em janeiro, e continua na companhia como consultor.

A mudança na liderança foi uma demanda do conselho de administração da Quali que buscava um nome com interlocução em vários elos da cadeia de saúde diante da deterioração por qual vem passando esse mercado do ano passado para cá. Além da D’Or, Lopes tem passagens pela SulAmérica, Allianz, Medial e Unimed-Rio, além da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Fenasaúde, entidade das seguradoras de saúde. Lopes está da D’Or desde janeiro de 2019 – um mês antes, o executivo que, na época, era vice-presidente na SulAmérica quase fechou com a  UnitedHealth Care (UHG), dona da Amil, mas a família Moll correu para contratá-lo.

Ao mesmo tempo em que Lopes é considerado o “match” perfeito pela larga experiência na área da saúde, sua chegada à Qualicorp também chama atenção, uma vez que a D’Or é a maior acionista da administradora de planos coletivos por adesão. Outros executivos da área da saúde e de diferentes setores foram analisados, mas não houve consenso. “Não é simples conseguir um executivo com o perfil que era demandado. E vários estão dentro da própria Rede D’Or”, disse uma fonte.