O Sistema de Informações de Produtos – SIP tem como finalidade acompanhar a assistência prestada aos beneficiários pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde. Por sua vez, o TISS, padrão estabelecido pela ANS para a Troca de Informação em Saúde Suplementar, tem como objetivo principal a padronização das trocas eletrônicas de informações administrativas e financeiras a fim de aprimorar a eficiência e efetividade do sistema de saúde suplementar.

Esta versão 02.2016 do “DE/PARA” inclui os testes laboratoriais para detecção do vírus Zika, em razão da publicação da Resolução Normativa nº 407, de 03 de junho de 2016, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

O “DE/PARA” é uma importante iniciativa para aumentar a consistência dos dados do SIP, pois determina com precisão os atendimentos, procedimentos e internações a serem incluídos nos diversos campos do Sistema.

A atualização teve como base a Tabela 22 – Terminologia de Procedimentos e Eventos em Saúde do Padrão TISS, Representação de Conceitos em Saúde, de junho de 2016. A planilha 1 lista todos os procedimentos da TUSS, compatibilizando-os com os grandes grupos do SIP (A. Consultas Médicas; B. Outros Atendimentos Ambulatoriais; C. Exames; D. Terapias; E. Internações; I. Procedimentos Odontológicos), para que as operadoras possam informar os totais de cada um destes eventos.

Por sua vez, a planilha 2 lista internações, atendimentos e procedimentos específicos, que são utilizados pela ANS para monitorar aspectos gerenciais e assistenciais das operadoras, especialmente por meio do Monitoramento do Risco Assistencial e do Programa de Qualificação de Operadoras.

Acesse aqui a nova versão 02.2016 do “DE/PARA SIP-TUSS”.