De 21 a 24 de novembro, Belo Horizonte/MG sediou, no Expominas, a sétima edição do Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. O evento, foi destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros especialistas da saúde de diversos países e a operadora de Saúde Vitallis foi uma das patrocinadoras do evento e levou para a programação a presença do vice-presidente sênior de Saúde do Grupo Keralty do qual faz parte, o Dr. Emilio Herrera Molina que ministrou a palestra “O privilégio de cuidar”.

Emilio Herrera é especialista em Medicina de Família e Comunidade e atua no planejamento de programas de cuidados paliativos e integração de serviços sociais e de saúde e possui ampla experiência com cuidados paliativos, inclusive em 2015, recebeu o Prêmio Internacional pelo desenvolvimento de Políticas Públicas de Cuidados Paliativos, concedido pelo EJPC (European Journal of Palliative Care). Ele também recebeu prêmios da IAHPC (Associação Internacional de Cuidados Paliativos e Cuidados Paliativos), da agência de qualidade, do Ministério da Saúde da Espanha, da SEN. Defende uma abordagem de saúde que integra equipes de saúde, serviços sociais e envolvimento da comunidade. No Grupo Keralty, Herrera é responsável por liderar a visão do modelo de saúde e a direção assistencial, através da gestão em saúde, estabelecendo as redes e parcerias, assim como a promoção, criação e desenho de programas de atenção, produtos e acreditação do Grupo.

Outra presença garantida pela Vitallis foi a do Gerente de Qualidade da New Health Foundation, Zacarias Rodriguez, uma das grandes parceiras do Grupo Keralty no mundo.  Rodriguez proferiu a palestra “Gestão de qualidade e segurança em CP para o Cuidado Paliativo feito em Rede”, no dia 23. No evento a Vitallis esteve presente também com um stand focando em oferecer aos participantes um espaço agradável para recarregarem as energias físicas e mental e também dos aparelhos eletrônicos, com disponibilização de tomadas.

O evento contou com um público de mais de 2100 congressistas, estando presente a equipe de Gestão em Saúde da Vitallis, além de médicos e outros profissionais em saúde da operadora. O congresso trabalhou um tema ainda tabu na sociedade, pois frente a uma doença grave, normalmente familiares tomam a decisão de prolongar a vida do ente querido a qualquer custo. No entanto, os profissionais de saúde adeptos dos cuidados paliativos pregam que a prevenção e o controle de sintomas aplicados a pacientes e parentes são o caminho ideal para a redução do sofrimento e a aceitação da morte.