Na sexta-feira, 18 de fevereiro de 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou o 3º encontro do Qualiss, que reuniu representantes do setor e contou com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) .

Na ocasião a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, ressaltou a necessidade de consolidar o conceito de qualidade na saúde suplementar. “É necessário construir o conceito de qualidade para todos os entes da saúde suplementar. Qualidade no setor não está restrita à analise do atendimento prestado, mas também à percepção do paciente “, afirmou a diretora.

João Matos, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade, apontou que é preciso criar mecanismos para que a sociedade possa avaliar os serviços oferecidos. ” A sociedade tem o costume de usar aplicativos de avaliação de viagens, porque não desenvolver e estimular mecanismos similares para avaliação dos serviços prestados na saúde”, questionou Matos.

Dentre os projetos de estimulo à qualidade está a possibilidade de reunir diversos atributos, já existentes, de aferição da qualidade dos prestadores e desenvolvimento do Programa de Monitoramento do Qualiss, atributo este desenvolvido no âmbito da ANS. Para tanto, está em reformulação as resoluções normativas que tratam do QUALISS , isso inclui a revisão dos Indicadores do QUALISS Monitoramento, as parcerias para informação e acompanhamentos dos atributos de Qualidade, além do Comitê no qual serão discutidas os principais temas relativos ao Programa . “Assim como em outras ações da Diretoria de Desenvolvimento Setorial, vamos revisar a norma e os indicadores de forma participativa com a colaboração dos representantes do setor “, completa Martha.

Confira a apresentação da 3 º reunião do Qualiss