As inscrições para a seleção pública “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público”, promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Ministério da Economia e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), foram prorrogadas até o dia 3/10/2022. As startups interessadas devem submeter suas propostas de acordo com o edital para a seleção pública até a nova data estipulada. O objetivo da seleção é apoiar projetos relativos ao desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aplicações em 12 Desafios Tecnológicos de três entidades do Poder Público Federal, entre elas a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para isso, a ANS propôs quatro desafios tecnológicos no edital:

1: Uso de IA para análise de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde

2: Uso de IA para assistente de alteração de dados cadastrais para entidades reguladas pela ANS

3: Uso de IA para análise qualitativa de contribuições da sociedade à ANS

4: Uso de IA para análise de processos de ressarcimento ao SUS

Os valores de subvenção econômica da FINEP para cada desafio tecnológico da ANS variam entre R$ 2,9 a 3,6 milhões.

Sobre IA

Inteligência Artificial é a tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseados em grandes volumes de informação. Seu funcionamento está baseado em outras tecnologias, como machine learning, que consiste no reconhecimento de padrões a partir da análise de grandes conjuntos de dados, permitindo a construção de resultados de forma autônoma.

Plano de Transformação Digital da ANS

A participação da ANS na chamada pública “Soluções de Inteligência Artificial para o Poder Público” se deu por conta de do projeto de transformação digital iniciado pela reguladora em 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados utilizando a tecnologia como meio para alcançar melhores experiências. O Projeto ANS Digital já obteve sólidos resultados com impactos positivos para o setor de saúde suplementar. Saiba mais sobre o Projeto ANS Digital.