A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu mais um canal para participação direta da sociedade. A população poderá opinar e avaliar os serviços prestados pela Agência através do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.     
 
O Conselho de Usuários é um mecanismo instituído pela Lei nº 13.460/2017 que objetiva promover a conexão entre o usuário e o gestor responsável pelo serviço. Periodicamente, os conselheiros voluntários serão chamados para responder consultas enviadas pela Ouvidoria da ANS e pelos gestores dos serviços a fim de avaliar a percepção sobre a qualidade da prestação de serviços.     
 
O conselheiro pode se inscrever para avaliar quantos serviços quiser. Ele também poderá criar enquetes para outros conselheiros opinarem sobre os serviços que avalia. O funcionamento é totalmente virtual e qualquer pessoa pode se inscrever para participar das avaliações.     
 
“É uma maneira simples de conhecer o usuário e suas questões como o entendimento do serviço, tempo de espera para finalização, entre outros pontos de atenção. Com isso, a ANS terá informações relevantes para embasar a tomada de decisão, a formulação e execução de serviços públicos”, ilustra João Paulo Araújo, ouvidor substituto da ANS.   
 
Para se tornar um conselheiro, acesse a plataforma da Controladoria-Geral da União e inscreva-se. 
 
Acesse o Guia de Usuário do Conselho de Usuários de Serviços Públicos  
 
Conheça a Carta de Serviços da ANS