A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aderiu à campanha do Ministério da Saúde e está promovendo uma ação junto às operadoras de planos de saúde para disseminação de informações sobre o sarampo e seu correto combate. A proposta é estimular o engajamento das operadoras na divulgação de orientações aos seus beneficiários e no estímulo aos prestadores de suas redes credenciadas quanto à notificação dos casos suspeitos de sarampo às secretarias de saúde locais.

As operadoras também estão sendo estimuladas a realizar campanhas de esclarecimento junto aos seus beneficiários alertando sobre os principais sintomas da doença e a necessidade de imunização.

O sarampo não tem cura, e a melhor maneira de combatê-lo é por meio da vacinação. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Elas são parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde do país. A população precisa ficar atenta aos principais sintomas da doença como:

  • febre
  • manchas avermelhadas
  • tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite

A ANS destaca que estabelece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde a cobertura obrigatória do exame de detecção, bem como consultas médicas, atendimentos de emergência, internações hospitalares, internações em unidades de terapia intensiva e outros exames necessários ao tratamento.

Saiba mais sobre o Sarampo.