A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, no dia 5/12, uma oficina online com representantes dos hospitais que participam do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM- Qualiss) – Ciclo 2023. O evento, que contou com a participação de mais de 130 pessoas, teve o objetivo de esclarecer como serão apresentados para a sociedade os resultados obtidos pelo programa no ano-base de 2023.

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Mauricio Nunes, destacou que o Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é estruturante para o segmento da saúde suplementar, já que será a primeira vez na história do país que os hospitais divulgarão seus dados por meio de um órgão público. “Todos ganham com esse projeto, principalmente os usuários de planos de saúde, que assim terão uma fonte segura de verificação de indicadores de qualidade de hospitais”, destacou Maurício.

Em seguida, a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, explicou como serão divulgados os resultados do programa. Ela também destacou que no ano de 2022 foi um período de testes, em que os dados foram coletados e não divulgados. A próxima fase é a Agência compilar os resultados de 2023 e divulgá-los para a sociedade em 2024.

Por fim, a coordenadora Aline Mesquita apresentou os indicadores que serão considerados, o formato da divulgação e o método de comparação citado por Maurício. Na sequência, os representantes puderam tirar dúvidas e trocar experiências com a equipe do programa.

Clique aqui e confira na íntegra a Oficina do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar.

Sobre o Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar
Desde 2022, a ANS vem implementando o Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar com a coleta dos dados dos hospitais participantes . O Programa visa induzir a melhoria da qualidade dos serviços hospitalares por meio do monitoramento de indicadores que abrangem três domínios: efetividade, eficiência e segurança.

Efetividade mensura os desfechos associados aos procedimentos, condutas e adesão aos protocolos institucionais; eficiência avalia a qualidade e agilidade dos processos, buscando grau máximo de cuidado efetivo com os recursos disponíveis em cada realidade e segurança reflete a atenção das instituições às suas práticas assistenciais com o objetivo de evitar danos aos pacientes.