Durante o período mais agudo da pandemia da Covid-19, muito se discutiu sobre as consequências da doença, especialmente sobre os efeitos causados em relação a piora na saúde mental da população. O assunto foi tema do webinar IESS “Setembro Amarelo: por que é fundamental falar de saúde mental nas empresas?”, que contou com a presença de especialistas para discutir o assunto – relembre.

De acordo com Geilson Santana, médico psiquiatra, psicoterapeuta e consultor corporativo em bem-estar e saúde mental, um dos efeitos causados pela pandemia foi, justamente, a piora na saúde mental da população.  “Inclusive, os transtornos mentais se mostram como um dos mais graves problemas de deterioração dos ambientes de trabalho, resultando em altos custos para as pessoas, empresas e sistemas de saúde”, disse o profissional durante o webinar.

“Alguns estudos mostram que a cada dólar investido em promoção da saúde mental, o retorno para as empresas e lucratividade é de US$ 3 a US$ 5. Enquanto que o tratamento diminui o lucro e prejudica o desempenho da empresa”, complementa o psiquiatra.
Durante o bate-papo também foi ressaltada a importância em se discutir a saúde mental, bem como se preocupar com a qualidade de vida e de trabalho com foco nas boas relações interpessoais e sociais.

Vale lembrar que mais de 5,5 milhões de beneficiários de planos de saúde foram diagnosticados com depressão entre 2013 e 2019, conforme apontou estudo do IESS – confira.

Para assistir ao webinar, na íntegra, clique aqui.