A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, em 7/12, o webinário Painel Econômico-Financeiro – 3º Trimestre de 2023, pelo qual apresentou ao público os dados mais recentes do setor de planos de saúde.

Ao abrir o evento, o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Jorge Aquino, agradeceu a participação de todos e chamou a atenção para o momento em que o setor de saúde suplementar se encontra. “Podemos observar uma pequena melhora em relação aos anos anteriores. Atravessamos uma pandemia com economia de recursos, seguida de um retorno grande de despesas que provocaram um certo desequilíbrio do setor. Hoje, temos um cenário ainda com prejuízos operacionais, mas já com sinais de recuperação que devem se sustentar no quarto trimestre deste ano”, analisou Jorge.

O diretor frisou o fato de que os dados são fornecidos pelas operadoras e, à ANS, coube a tabulação, organização e recorte para divulgação à sociedade. Em seguida, o diretor-adjunto da área, Cesar Serra destacou que este é o papel do regulador: divulgar a informação disponível para permitir a tomada de decisões a curto, médio e longo prazo. “Buscamos dar transparência e celeridade a essas informações justamente por compreender sua importância para todos”, reforçou.

O gerente de Habilitação e Estudos de Mercado da ANS, Washington Alves, detalhou as informações disponíveis no painel referentes ao 3º trimestre de 2023, iniciando com um panorama do período pandêmico e dos momentos seguintes, que refletem de alguma forma nos efeitos e nas tendências que podem ser observadas ainda hoje: “Por algum tempo, ficou difícil fazer previsões, tendências, em meio a um período tão instável. A pandemia mostrou uma resiliência grande do setor, graças ao desejo da sociedade de ter acesso à saúde suplementar”, disse. Em sua avaliação, é possível observar que os resultados mostram que o setor está se reacomodando, também influenciado pelo constante crescimento de beneficiários.

Washington apresentou os principais números consolidados do 3º trimestre de 2023 e algumas comparações com períodos anteriores, e demonstrou como encontrar as informações na ferramenta, que permite visualizar os dados por recorte de modalidades de operadoras e por segmento. Confira aqui os dados econômico-financeiros do período.

“Em resumo, o setor está melhorando. Ainda não estamos como era antes da pandemia. Mas, o setor já começa a apresentar uma reorganização. O quarto trimestre, tradicionalmente, costuma ser melhor. Por outro lado, o cenário de quedas de juros já demonstra que o volume gerado pelas aplicações financeiras para cobrir eventuais déficits operacionais tende a diminuir ao longo do tempo”, concluiu, endossando que a perspectiva geral é de melhora para as contas.

Antes de encerrar o webinário, os participantes puderam esclarecer dúvidas com a equipe da diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS.

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.