Envolvidos há meses na pressão pela implementação do novo piso salarial da enfermagem, o sindicato da categoria no Rio de Janeiro prepara uma nova manifestação para cobrar o reajuste, depois de mais uma tentativa de acordo frustrada na última semana.

O ato será realizado em frente ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho), onde haverá mais uma audiência entre os trabalhadores e os representantes dos hospitais nesta segunda (3).

A nova manifestação acontece depois de uma greve feita no início de março, na esteira de uma série de protestos e outras ameaças de paralisação nos últimos meses pelo novo piso salarial.

Sancionada por Bolsonaro em agosto do ano passado e suspensa pelo STF no mês seguinte, a lei que fixou o novo piso dos enfermeiros não indicou o custeio dos salários, o que provocou reação das entidades patronais.

Em dezembro, o Congresso promulgou uma PEC que destravou fundos públicos para custear os hospitais públicos e redes de atendimento ao SUS. As instituições de saúde, no entanto, afirmam que ainda não há fontes de custeios perenes para solucionar o problema.