A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentou seu novo Guia ANS de Diversidade e Inclusão, durante o Seminário de Licitações Sustentáveis e ESG, promovido entre os dias 6 e 10 de novembro em parceria entre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Embrapa Solos. O encontro reuniu especialistas que abordaram diversos aspectos das contratações sustentáveis e ESG (Governança Socioambiental), com foco na Administração Pública.

A apresentação do Guia ANS de Diversidade e Inclusão foi realizada no auditório da Embrapa Solos pela secretária-executiva da ANS, Lenise Secchin, pelo assessor da presidência da Agência e líder do projeto ESG, Renato Cader, e também por Juliana Farias Sanches, pesquisadora e mestranda da UFRJ, que colaborou na produção da publicação.

“O Guia tem por objetivo ser um multiplicador de boas práticas. Trata-se de um conteúdo construído com muitas referências e que deve funcionar como uma bússola de respeito à inclusão e à equidade”, destacou Lenise Secchin. “A diversidade não deve ser tolerada, e sim incentivada, para que possamos fortalecer as relações de trabalho”, completou.

Já Renato Cader pontuou: “A partir do momento em que mudamos essa cultura dentro da ANS, com servidores e prestadores, também começamos a mudá-la dentro das nossas casas e, assim, realizamos a multiplicação de conhecimento e de uma visão mais inclusiva. Quanto mais diversos são os grupos sociais e de trabalho, mais eles espelham a nossa sociedade. Quanto mais a Agência tiver conhecimento e convivência com grupo de diferentes etnias, gêneros e identidades de gênero, portadores de deficiência, melhor e mais democrática será realizada a regulação do setor de saúde suplementar”, disse o assessor.

Juliana completou as apresentações e fez um alerta: “Não deixe que o medo de errar te impeça de encarar a onda da diversidade e de avançar. Vamos errar, mas vamos corrigir e tentar acertar sempre, sejam as expressões que usamos, ou criando processos que resultem em mais oportunidades de inclusão. Este Guia é para uma tomada de consciência e têm a pretensão de que sejamos sementes para um futuro melhor”, finalizou a pesquisadora.

Renato Cader ainda participou de outras duas palestras no evento:  “Governança e Sustentabilidade” e “A implantação da ESG na ANS”. Nessa última, ele contou com a participação de Andrea Brites, especialista em regulação de saúde suplementar da ANS.