A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, na quinta-feira 25/08, o webinário para o lançamento da 2ª Edição do Manual sobre Governança Corporativa para Fins de Solvência. O evento reuniu mais de 700 pessoas em transmissão realizada ao vivo pela plataforma Teams e pelo canal da ANS no YouTube. O objetivo foi instruir as operadoras sobre procedimentos a serem observados no envio de obrigações periódicas, bem como nas solicitações de redução de fatores de capital regulatório. 

O diretor de Normas e Habilitação das Operadoras (DIOPE), Jorge Aquino, abriu o evento destacando a importância do diálogo sobre o tema governança. “A diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras monitora o comportamento econômico-financeiro das operadoras e, muitas vezes, observamos falhas na governança. Por isso é tão importante tratar deste tema. Não quereremos interferir na forma como os gestores vão administrar suas empresas, mas estamos do lado de cá acompanhando os planos de contas, balanços e demais indicadores das operadoras, e temos o dever de aplicar as regras de mercado”, disse.  

Em seguida, os servidores da DIOPE Alexandre Fiori e Tatiana Aranovich realizaram uma apresentação do Manual sobre Governança Corporativa para Fins de Solvência, conforme requisitos que serão exigidos a partir de 2023. Na sequência, a especialista em regulação da diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES), Renata Gasparello, apresentou o Programa de Acreditação das Operadoras, que possui interface com a norma de governança. 

Após o encerramento das apresentações, os participantes inscritos puderam realizar perguntas aos palestrantes, que prestaram os esclarecimentos necessários sobre a nova edição da publicação. 
  
O diretor-adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Cesar Serra, fechou o encontro reforçando a importância do tema. “Governança não é uma questão de cumprir tabela para obter um benefício regulatório. É a chave para a sobrevivência e sustentabilidade de qualquer empresa. Todas as operadoras que quebraram tinham problemas sérios de governança na gestão. E logicamente, para evitar isso, o caminho mais correto é adotar as boas práticas”, frisou. 

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui. 

Leia na íntegra a 2ª Edição do Manual sobre Governança Corporativa para Fins de Solvência.