Com os planos odontológicos em alta na saúde suplementar, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aproveita o Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, para reforçar o alerta sobre a importância dos cuidados odontológicos, a fim de prevenir infecções e graves doenças que podem comprometer a saúde de um indivíduo como um todo. Segundo dados recentes divulgados pela ANS, e disponíveis na Sala de Situação, foram registrados 30,7 milhões de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos em janeiro de 2023, confirmando o crescimento contínuo no número de beneficiários nesse segmento desde abril de 2020.

“Além do crescimento desde 2020, o número de beneficiários em planos exclusivamente odontológicos vem superando o recorde histórico há 12 meses consecutivos. Isso indica que as pessoas estão mais atentas à importância e aos cuidados da saúde bucal e buscando essa cobertura cada vez mais”, afirma Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS, destacando que, para consultar os planos odontológicos disponíveis no mercado, o beneficiário pode consultar o Guia ANS de Planos de Saúde.

“A saúde integral do indivíduo está diretamente relacionada com a saúde bucal. Estudos alertam que as doenças sistêmicas, ou seja, enfermidades que afetam todo o corpo humano, podem se agravar devido à ausência de cuidados odontológicos” ressalta o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes.

Dessa forma, para manter uma saúde bucal adequada, é necessário adotar uma rotina junto a um dentista de confiança do paciente. Esse profissional será fundamental para direcionar os cuidados e tratamentos mais adequados. No dia a dia, cada pessoa pode manter uma saúde bucal regular por meio de hábitos simples como escovar os dentes regularmente, usar diariamente o  fio dental, consumo de uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar, além de evitar o consumo excessivo de álcool e fumo em geral.

Planos odontológicos: confira as coberturas obrigatórias

Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS possui 140 procedimentos relacionados à saúde odontológica que são cobertos pelos planos de saúde. A lista completa pode ser conferida na Resolução Normativa 465/2021. O interessado também pode fazer consulta por procedimento na ferramenta de pesquisa do Rol.